04/12/15 13h18

8 startups são selecionadas para programa da Samsung com a Anprotec

De diferentes regiões do país, empresas vão receber investimentos e mentorias no Programa de Promoção da Economia Criativa

Pequenas Empresas & Grandes Negócios

O Programa de Promoção da Economia Criativa, iniciativa feita pela Samsung, Anprotec e CCEI Daegu (Coreia do Sul), anunciou as oito startups que farão parte de seu primeiro time.

São elas: DEV Tecnologia, Doutor Recomenda, Remind, Mind the Graph, Oobj Tecnologia da Informação, Sinapse Virtual Tecnologia e Serviços, VRMonkey e Optix Imagens Médicas.

O anúncio ocorreu em Brasília, durante o Café da Manhã Anprotec & Parceiros, evento que apresenta os resultados das ações e dos programas desenvolvidos ao longo do ano pela entidade.

As empresas foram escolhidas por uma banca composta por representantes da Anprotec, da Samsung e de incubadoras. Mais de 100 startups participaram do processo de seleção.

A partir de janeiro, as oito startups selecionadas poderão se instalar, por um período de seis meses, em uma das quatro incubadoras que integram o Programa de Promoção da Economia Criativa: o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), em São Paulo; a Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (Raiar), em Porto Alegre; a Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG), em Campina Grande, e o Programa de Incubação de Empresas da Universidade Federal de Goiás (Proine/UFG), em Goiás.

“Nossa expectativa é que esses empreendedores possam contar com o apoio prestado pelas incubadoras, ao mesmo tempo em que consolidamos o setor de economia criativa em nossos ambientes de inovação”, afirma a presidente da Anprotec, Francilene Garcia.

As startups receberão investimentos de R$ 140 mil, além de infraestrutura física, metodologia de incubação e mentoria. Elas terão ainda treinamentos focados na criação de empreendimentos, inspirado no Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, implantado na Coreia do Sul pelo CCEI Daegu.

“Os empreendedores serão encorajados a ousar e avaliar os riscos dos projetos, pois as propostas de alto teor disruptivo e tecnológico, aliadas ao real potencial de mercado, poderão receber investimentos adicionais pelo programa”, diz Antonio Marcon, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil.

Parceria

Em abril de 2015, a Anprotec assinou um uma cooperação com a CCEI Daegu para coordenar a implementação do Modelo Coreano de Cultura de Economia no Brasil.

Com o acordo, a Anprotec, que tem o apoio da Samsung, tornou-se a executora do Programa de Economia Criativa para o território brasileiro por meio de treinamentos e capacitações para cerca de 300 membros associados.