20/02/18 14h02

99% das pesquisas são feitas pelas universidades públicas

Jornal Primeira Página

O estudo “Pesquisa no Brasil - Um relatório para a CAPES”, realizado pela empresa norte-americana Clarivate Analytics, aponta que a produção científica brasileira é feita quase exclusivamente dentro das instituições públicas de ensino. Segundo o relatório, divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que reflete dados de 2011 a 2106, foram produzidos no período 250 mil papers que fazem parte da base de dados internacional Web of Science. Papers são ensaios, artigos ou dissertações publicados em periódicos especializados ou nos anais de congressos.

 

Públicas soberanas

Das 20 Universidades que mais produziram, 15 são federais (entre elas a UFSCar) e 5 estaduais (entre elas USP,UNESP e UNICAMP). A Universidade de São Paulo (USP) é a que possui a maior quantidade de produção e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é a que possui maior impacto nas citações internacionais de papers. Fora das Universidades apenas a Petrobras e indústrias farmacêuticas realizam investimentos relevantes na área.

 

Principais pesquisas

As dez principais áreas de pesquisa no país são: agronomia, ciência de plantas e animais, farmacologia e toxicologia, microbiologia, meio-ambiente/ecologia, ciências sociais, medicina clínica, biologia e bioquímica, neurociências e imunologia, segundo dados da Thomson Reuters compilados pelo professor Osvaldo Oliveira Jr. do Instituto de Física da USP de São Carlos.

 

Preocupação da comunidade

Os dados apresentados pelo relatório são bastante significativos e ao mesmo tempo preocupantes, uma vez que o governo tem anunciado sucessivos cortes no orçamento do setor.

“A predominância absoluta das universidades públicas na produção de Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil deveria implicar em maior

investimento no setor e não no corte de orçamento, que é o que vem fazendo os últimos governos. É também um dos fatores ligados ao

custo das instituições públicas que procuram manter o tripé ensino, pesquisa e extensão”, afirma Epitácio Macário do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

A partir de 2013, no bojo do ajuste fiscal implementado por Dilma Rousseff, agora aprofundado pelo governo Temer, houve uma queda drástica nas despesas de ciência e tecnologia que caíram de R$ 11 bilhões em 2013 para 7,7 bi em 2014, 7,2 bi em 2015 e 6,3 bi em 2016.

 

Banco Mundial na contramão

Em janeiro, o Banco Mundial produziu o relatório “Um Ajuste Justo – Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” ressaltando que o custo de um estudante nas “ineficientes” universidades públicas é de duas a cinco vezes maior do que estudantes em universidades privadas.

Para o economista e professor Nilson Araújo de Souza, “gasta-se mais para manter uma universidade pública que uma privada, mas é porque está se investindo em pesquisa. Os hospitais universitários são exemplos disso: Qualifica-se melhor o médico em formação e atende-se à comunidade gratuitamente”.

“Aqui no Brasil, gastamos 3.400 dólares por aluno em um ano. No Chile, apesar da expansão da rede privada, o investimento é de 4.300 dólares por estudante. Na França, esse valor cresce para 10 mil dólares e na Alemanha, para 12 mil dólares”. Para Nilson, isso prova que o Brasil está “longe de gastar demais... em resumo: no Brasil, se gasta com as universidades públicas apenas 38% do que é gasto em média nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 35 países com maior, igual e menor desenvolvimento”.

 

Pensando pra frente

Pensar o desenvolvimento do Brasil demanda transformar a forma de produzir, utilizando a técnica e a ciência como ferramentas indispensáveis do progresso. É um investimento que nunca pode ser confundido com gasto ou desperdício. Inovar é um pressuposto para a industrialização, indispensável ao crescimento e a soberania do país.