14/06/16 13h57

ABCD ganha núcleo da Anjos do Brasil para fomentar startups

Evento de lançamento será realizado nesta quinta-feira em São Caetano

ABCD Maior

Os empreendedores do ABCD que precisam de investidores para tirar um projeto inovador do papel terão o atendimento facilitado a partir desta quinta-feira (16/06), quando será lançado o núcleo regional da Anjos do Brasil, em São Caetano. A entidade é reconhecida por fomentar empresas nascentes (startups) com diversos investidores associados.

O que é investidor-anjo?*

O investimento-anjo é o investimento efetuado por pessoas físicas com seu capital próprio* em empresas nascentes com alto potencial de crescimento (as startups) apresentando as seguintes características:

• É efetuado por profissionais (empresários, executivos e profissionais liberais) experientes, que agregam valor para o empreendedor com seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamentos além dos recursos financeiros, por isto é conhecido como smart-money.

• Tem normalmente uma participação minoritária no negócio.

• Não tem posição executiva na empresa, mas apóiam o empreendedor atuando como um mentor/conselheiro.

Informações do site Anjos do Brasil

O atendimento gratuito será concentrado na sede do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) dentro do Campus Centro da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), onde os interessados contarão com serviço que envolve capacitação; rede de investidores; encaminhamento de projeto de empreendedores; reuniões periódicas; parcerias para disseminação de conhecimento; e apoio a criação de políticas públicas.

Para o presidente do Instituto, Benicio José de Oliveira Filho, a instalação do núcleo regional demonstra o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos empresários da Região. “Há um potencial de empreendedorismo e trabalho desenvolvido nas universidades e startups nos municípios vizinhos, mas não havia aproximação e facilidade entre investidores e mentores para alavancar as novas ideias, agora esse cenário muda”, apontou.

Investimento não falta

No dia do evento de lançamento haverá a apresentação de duas startups, sendo que cada uma terá dez minutos (quatro minutos para apresentação e seis minutos para perguntas) e poderão já estrear os primeiros investimentos caso um dos investidores presente tenha interesse no negócio.

De acordo com o líder regional da Anjos do Brasil, João Kepler, o investimento total por empresa é em média entre R$ 200 mil a R$ 500 mil, podendo chegar até R$ 1 milhão. “Tudo depende do tipo de negócio que está sendo criado. Eu costumo dizer que existe muito empreendedor precisando de investimentos, mas recursos não faltam, o que falta são bons projetos”, analisou.

Núcleo Regional Anjos do Brasil

ONDE: dentro da USCS - Rua Santo Antônio, 50

ATENDIMENTO: plantão às quartas-feiras, das 14h às 18h.

Outras datas podem ser previamente agendadas pelo site do ITESCS ou através do telefone 4221-5011.