07/12/16 15h39

ABDI lança Programa Nacional Conexão Startup Indústria em reunião da MEI

ABCD Maior

Integrantes da comunidade empresarial e acadêmica que participaram do último encontro da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) puderam conhecer o Programa Nacional Conexão Startup Indústria. O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira, explicou em linhas gerais como será o funcionamento do programa e conclamou o setor produtivo a integrar a iniciativa.

“Hoje temos a oportunidade de fazer uma conexão entre as startups brasileiras e a indústria. Isso com certeza vai possibilitar uma redução de custos, uma melhora na competitividade e, mais do que isso, nós estamos dando os primeiros passos para que dois setores muito importantes da economia, um que já trabalha há muitos anos, e outro que é um setor praticamente nascente, possam construir a nova economia do país”, afirmou o presidente da ABDI.

Durante a reunião, realizada na sexta-feira (02), em São Paulo, Guto Ferreira explicou que a construção do programa durou cinco meses e teve a participação de cerca de 700 players da indústria e startups.

Ele também disse que o processo de construção do programa foi colaborativo e interativo do princípio ao fim, com o mapeamento das necessidades da indústria e startups sob a ótica da conexão entre elas e a proposição de projetos de fomento em conjunto com os players já estabelecidos no mercado.

Na ocasião, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a ABDI e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a troca de experiências entre as entidades, como foco na conexão entre a indústria e as empresas nascentes. “A parceria entre grandes empresas e startups cria uma maior densificação do tecido econômico, bem como a capacidade de inovação. Essa é uma agenda muito importante para a capacidade competitiva da indústria. O Senai e a ABDI estão juntos trabalhando pelo desenvolvimento e a melhoria da competitividade da indústria brasileira”, disse Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai.

Parceria

Gilberto Peralta, CEO da General Eletric no Brasil, disse que o trabalho conjunto entre startups e indústrias já é realidade no exterior e elogiou a iniciativa da ABDI. “Nenhuma empresa que queira estar no leading edge de inovação, de futuro, de desenvolvimento, pode prescindir de trabalhar com o pessoal de startups. Esse pessoal tem ideias novas e o resultado dessa união é extremamente positivo não só para a GE, mas para todas as empresas”, afirmou.

“Um dos problemas mais importantes que o Brasil enfrenta é como conectar a pequena empresa à grande e média empresa. Essa é a única maneira de jogar ar novo, de oxigenar toda a indústria brasileira, oxigenar a economia. A iniciativa da ABDI com o programa Conexão Startup Indústria é fundamental para o país. Espero que todas as pequenas empresas e startups possam participar”, afirmou Glauco Arbix, professor do Departamento de Sociologia da USP e integrante do Observatório da Inovação e Competitividade.

Elisa Carlos Pereira, gerente de Inovação da ABDI, destacou que as startups são uma alternativa para que as indústrias possam buscar novos negócios, criar novos produtos e resolver problemas processuais de forma mais inovadora. “A indústria oferece às startups o que elas mais precisam: acesso ao mercado”.

Para inscrever a sua indústria e saber mais sobre o Programa Nacional Conexão Startup Indústria, acesse www.conexaostartupindustria.com.br.