18/09/14 14h20

Aeroporto de Araçatuba é 6.º lugar no Sudeste em potencial de desenvolvimento

Prefeitura Municipal de Araçatuba

Araçatuba está na sexta posição dentre municípios com até 300 mil habitantes, na região Sudeste, em ranking que dimensiona o potencial de desenvolvimento de aeroportos regionais. O resultado foi anunciado na quarta-feira (17), na abertura da quarta edição do evento Airport Infra Expo & Aviation Expo, que acontece até o dia 19 na Expô Center Norte, em São Paulo.

O Ranking dos Aeroportos Regionais: Potencial de Desenvolvimento apresenta conceito de combinação entre os aeroportos e a estrutura das cidades, tendo como base o planejamento de expansão e as relações socioeconômicas das regiões. O estudo foi desenvolvido pela empresa de consultoria Urban Systems.

A análise foi feita a partir dos aeroportos que integram o Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, lançado pelo Governo Federal em 2012. A empresa desenvolveu uma metodologia própria, denominada IQM (Índice de Qualidade Mercadológica), que foi aplicada nos 100 aeroportos regionais com maior potencial econômico. O Aeroporto Dario Guarita ficou na 40.ª posição, com IQM de 30,67, potencial considerado alto. E, na região Sudeste, em cidades com até 300 mil habitantes, em sexto lugar.

“Desde 2009 temos dialogado com as empresas do setor para ampliar o mercado em Araçatuba e região, porque sabemos do nosso potencial. Se o Município atingiu, nos últimos seis anos, o atual elevado patamar de desenvolvimento socioeconômico, é natural que essa performance também seja realidade neste segmento. E a expectativa é de que os nossos voos sejam ainda mais altos, avançando e melhorando nossa posição no ranking”, comemora o prefeito Cido Sério.

A Prefeitura de Araçatuba esteve representada pelo secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação (SMPUH), Éderson da Silva e pelo assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), Fernando Minholi Dias. A empresa Urban Systems é especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais, para dimensionamento e levantamento de tendências em mercados e cidades.

LICITAÇÃO PARA REFORMA

Há 50 dias (31 de julho), outro anúncio importante foi feito pelo ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), também em São Paulo: Araçatuba está incluída na primeira etapa de obras de reforma e ampliação do programa de aviação regional do Governo Federal, ao lado de outros sete municípios no Estado de São Paulo. O prefeito Cido Sério participou desta reunião.

Para o Aeroporto Dario Guarita estão previstas quatro obras estruturais: alargamento em dez metros da pista, que tem 2.120 metros de comprimento; reforma e ampliação do terminal de passageiros, que terá 4.900 metros quadrados (hoje são 1.100 metros); ampliação do pátio, para estacionamento de oito aviões do tipo Boeing-737; ampliação e reforma da seção contra incêndio, de 603 metros quadrados. Conforme os estudos finais poderá haver alterações.

AIRPORT INFRA EXPO 2014

A missão de Airport Infra Expo & Aviation Expo é catalisar o desenvolvimento do setor aeroportuário e de aviação comercial na América Latina. O evento reúne diversos segmentos e proporciona a expositores e compradores uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos e informações, além de contatos comerciais. Em sua 4.ª edição, consolida-se como a mais expressiva referência para o mercado.

Em 2014, a feira ocupa área de 5000 metros quadrados para exposição, onde estão reunidos líderes mundiais de mercado, interessados no crescimento da infraestrutura aeroportuária e aviação comercial da América Latina. Em especial, a brasileira.

MERCADO

O cenário aeroportuário brasileiro passa por um dos momentos mais importantes de sua história: a abertura de concessões para o setor privado abre caminho para a integração entre a experiência da gestão pública com a agilidade da dinâmica privada, criando uma oportunidade singular para todos.

As empresas aéreas brasileiras experimentam momento único na história da aviação comercial no País. O gradual processo de liberalização tarifária tornou o mercado dinâmico e competitivo. A previsão é de que o transporte por aviões cresça quase o triplo da taxa do PIB, entre os próximos 15 e 20 anos.