29/04/16 15h20

Aeroporto de Campinas é eleito o melhor do país em pesquisa da SAC

Secretaria de Aviação Civil divulgará resultados nesta sexta (29). Índice de satisfação com aeroportos ficou em 86% no primeiro trimestre

G1

O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito o melhor do país, em pesquisa com passageiros realizada no primeiro trimestre de 2015 pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

O estudo, que será divulgado pelo governo ainda nesta sexta-feira (29), aponta que o aeroporto recebeu uma nota de 4,64 em uma escala de satisfação que varia de 1 a 5. Essa é, segundo a SAC, a maior nota já alcançada por um aeroporto na pesquisa, que teve início em 2013.

Entre os itens elogiados pelos passageiros em Viracopos, estão a cordialidade dos funcionários, a disponibilidade de transporte público para o aeroporto e a facilidade de embarque em desembarque.

Em 23 de abril - após a realização da pesquisa -, o aeroporto inaugurou um novo terminal, que tem capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano.
Viracopos foi concedido à iniciativa privada em 2012, na mesma época que os aeroportos de Guarulhos e Brasília.

Ranking

Atrás de Viracopos, ficaram os aeroportos de Curitiba - que ocupava o posto de melhor aeroporto na última pesquisa -, Guarulhos, Fortaleza e Recife.

A pesquisa aponta, ainda, que a satisfação geral dos passageiros bateu recorde e ficou em 86%. Essa é a parcela de entrevistados que classificou os serviços aeroportuários brasileiros como "bons" ou "muito bons" os 15 maiores aeroportos, que movimentam 80% do fluxo de passageiros no país.

Levantamento

A SAC informou que foram realizadas 13.830 entrevistas entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2016, divididas em 8.776 passageiros de voos domésticos e 5.054 de voos internacionais.