18/12/14 13h39

Aeroporto Leite Lopes pronto para voar mais alto no próximo ano

Com fluxo diários de 3,3 mil passageiros, aeroporto se prepara para maior demanda em 2015 com mais voos

A Cidade - Ribeirão Preto

O movimento no aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto subiu e a tendência é que cresça ainda mais com a operação de mais voos e a chegada de mais uma companhia. Tudo isso promete beneficiar os passageiros, que terão mais opções de escolhas e tarifas mais baixas.

O Leite Lopes recebeu, entre embarques e desembarques, 3,3 mil passageiros por dia no mês passado. O fluxo foi 10% maior ante o mesmo mês de 2013, mas 3,5% menor do registrado em outubro deste ano, segundo o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Em maio deste ano, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras ampliou suas operações de voos na cidade. Além disso, a partir do dia 1º de março de 2015, a GOL iniciará as operações entre o Leite Lopes e o aeroporto de Congonhas, na capital paulista, em que serão oferecidos mais de quatro mil assentos semanalmente entre as duas cidades. “Uma tendência positiva para a cidade com relação ao movimento aeroportuário”, afirma Alberto Borges Matias, professor da FEA/USP-RP.

Tendência esta que pode refletir em tarifas mais baixas para os passageiros, devido a concorrência. A TAM afirma que promove várias ações promocionais ao longo do ano, incluindo as Megapromos, em que oferece passagens aéreas com até 90% de desconto no valor da tarifa.

Já os novos voos da GOL já estão disponíveis para aquisição com tarifas a partir de R$ 79,90. Enquanto que a Azul diz que realiza promoção de passagens semanalmente. Benefícios para os passageiros, principalmente para aqueles que se programarem e adquirirem as passagens com antecedência.

Fluxo de voos será maior

Ontem, o casal de empresários Alexandre e Karine Oliveira tinha acabado de chegar de viagem e reclamou do número de voos para Ribeirão. “Os horários são bem restritos”, diz Alexandre. Eles chegaram em São Paulo às 6h50 e o voo para Ribeirão saiu às 12h30.

Este é o objetivo da Passaredo para 2015. A empresa pretende aumentar de 70 para 85 o número de voos ao longo do ano. A Azul afirma que manterá os mesmos voos já servidos. Já a TAM, diz a malha aérea da companhia é avaliada conforme infraestrutura aeroportuária e demanda de cada cidade.

O número de aeronaves que pousaram e decolaram no Leite Lopes no mês passado foi 32,5% menor do que no mesmo período de 2013. Isso demonstra um melhor aproveitamento dos voos.