05/12/16 15h24

Agência sueca seleciona ideias inovadoras para setor aeronáutico

Agência CT&I

Empresas do setor aeronáutico interessadas em obter financiamento para ideias de protótipos conceituais ou estudos de viabilidade técnica têm até 30 de janeiro de 2017 para inscrever projetos no Edital Senai Sesi de Inovação. A agência de inovação sueca Vinnova irá selecionar até dez propostas com investimento total de R$ 2 milhões.

Serão escolhidas ideias em áreas tecnológicas como sistemas inteligentes de bordo e tráfego aéreo. Cada projeto receberá R$ 100 mil aportados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) aos integrantes brasileiros da equipe e R$ 100 mil pela agência aos membros suecos. As propostas têm de ser apresentadas em inglês. Os protótipos serão desenvolvidos entre julho de 2017 e julho de 2018.

“O objetivo, neste primeiro momento, é encontrar parceiros e testar as suas ideias para verificar a viabilidade e impacto da inovação proposta”, explica o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do Senai, Marcelo Prim.

Assim como a Vinnova, a aceleradora de empresas Techmall S.A e a Fundepar, gestora de um programa de investimentos para firmas emergentes, já apresentaram desafios específicos a pequenas empresas e startups por meio do Edital Senai Sesi de Inovação. Instituições interessadas podem apresentar propostas a qualquer momento.

A exigência é de que a empresa invista no projeto selecionado, pelo menos, o mesmo volume aplicado pelo Senai, com valor mínimo de R$ 75 mil. A instituição-âncora poderá, a seu critério, empregar quantias superiores. As empresas devem preencher o modelo de submissão de desafios constante no site do Edital. O documento também deve ser enviado para o e-mail [email protected]

Além de desafios específicos, o Edital também está recebendo propostas de empresas e startups interessadas em recursos para projetos de inovação tecnológica em diversas áreas. Em 20 de fevereiro de 2017, serão conhecidos os escolhidos do terceiro ciclo de seleção.