25/11/14 12h54

Agências apoiam projetos conjuntos de PDI de empresas brasileiras e finlandesas

Agência Gestão CT&I

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com a Agência Finlandesa de Financiamento à Inovação (Tekes, na sigla em finlandês), vão financiar projetos cooperativos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) vinculados ao setor industrial. O principal objetivo da chamada é apoiar companhias do Brasil e da Finlândia com vistas a estimular o conteúdo inovador de produtos, buscando maior inserção no mercado global.

A chamada abarca qualquer área tecnológica, mas privilegiará o seguintes temas: utilização abrangente de resíduos, conservação de energia e eficiência energética (incluindo economia de energia industrial, construção verde, energia renovável, etc); soluções em bioeconomia; bioenergia para a indústria; e indústria naval.

São elegíveis as inscrições que contenham ao menos uma empresa de cada nação, sendo permitida a participação de mais de uma empresa de cada lado. Instituições de ensino superior e de pesquisas também podem ser envolvidas nesta cooperação. No projeto, também é necessário constar seu objetivo central que deverá ser o de desenvolver produtos, processos, serviços, know-how e patentes, mirando a posterior negociação no mercado global.

Preliminarmente, o grupo deverá acertar todos os direitos sobre a propriedade intelectual e a estratégia comercial do resultado do projeto. As tarefas dos integrantes grupo do plano de trabalho devem ser atribuídas claramente a cada parceiro, bem como os recursos alocados e os solicitados para a execução da proposta.

Caso o projeto seja referendado na primeira fase, os parceiros líderes de cada nação devem submeter proposta de custeamento para a respectiva agência. Na segunda etapa de análise, Finep e Tekes examinam de forma separada as propostas, seguindo diretrizes implementadas por cada instituição.