05/09/17 14h37

Aggreko conclui reestruturação e prevê crescimento no Brasil

Valor Econômico

A Aggreko, multinacional de origem holandesa e com sede na Escócia, especializada em locação de grupos geradores de energia, vê potencial de crescimento do volume de negócios nos próximos anos no Brasil, onde concluiu em junho uma reestruturação das operações. Contratada para fornecer energia para o "Rock in Rio", principal festival de música do país, que ocorrerá em setembro, no Rio de Janeiro, a companhia demonstra otimismo com a perspectiva de melhora da economia brasileira.

"Você começa a ver uma luz no fim do túnel. A economia mostra que está crescendo. O dólar começou a cair de novo para um patamar saudável outra vez. As empresas estão voltando a crescer", diz Marco Contin, principal executivo da Aggreko no país, que assumiu o cargo este ano.

A empresa não fornece números específicos por país, mas Contin explicou que o Brasil é um dos principais países para o grupo na América Latina, região cujo faturamento em 2016 cresceu 12% ante o ano anterior, para 300 milhões de libras (o equivalente a cerca de R$ 1,2 bilhão). O faturamento global da companhia foi de 1,5 bilhão de libras (cerca de R$ 6,1 bilhões).

Com relação ao Brasil, o grupo concluiu em junho uma reestruturação, na qual transferiu sua base do Rio de Janeiro para Jaguariúna (SP). O motivo, explicou o executivo, foi logístico. Além de estar a apenas 130 quilômetros da capital paulista, onde a empresa possui os potenciais clientes, Jaguariúna situa-se na região de Campinas, onde está localizado o maior aeroporto de cargas do país.

Além disso, Jaguariúna abriga o maior galpão da Aggreko no país, seguido pela unidade de Manaus, "hub" da empresa nas regiões Norte e Nordeste.

No Rio, a empresa manteve um escritório de vendas e operações, que foi transferido de Curicica, na Zona Oeste, para a região do aeroporto internacional do Galeão, favorecendo o tráfego de negócios e a logística da companhia.

No Brasil, o foco da Aggreko é a locação de grupos geradores para clientes industriais e o fornecimento de energia em regiões isoladas, como o interior do Amazonas. "Atuamos em locais onde não há energia. Logo, não podemos falhar nesse serviço", ressalta Contin.

Com relação ao "Rock in Rio", o contrato prevê que a Aggreko forneça energia para os três palcos e outras áreas da "Cidade do Rock". A empresa também será responsável pela climatização da área VIP do complexo festivo. O valor do contrato não foi revelado.