27/03/14 19h15

Alckmin assina decretos que estimulam a geração de energia a partir de fontes renováveis

Além dos incentivos tributários, foi anunciada a implantação de planta fotovoltaica no Palácio dos Bandeirantes e a capacitação de profissionais na área de renováveis pelo Centro Paula Souza

Portal do Governo
Alexandre Moreira/Portal do Governo
Governador assina decreto para energia a partir de fontes renováveis
A iniciativa está alinhada com a política energética do Governo do Estado de ampliar a participação de energia limpa e renovável em sua matriz energética

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira, 27, dois decretos que beneficiam a produção de energia através de fontes renováveis. Os bens e equipamentos destinados à geração de energia elétrica ou térmica a partir de gás, biogás (biometano), solar fotovoltaica, resíduos sólidos urbanos, biomassa resultante da industrialização e de resíduos da cana-de-açúcar serão desonerados, assim como todos os equipamentos necessários para produção e tratamento de biogás (biometano).

“Essas medidas são um grande estímulo ao uso das energias renováveis. Com a retirada dos impostos nós conseguimos aumentar a competitividade do setor”, afirmou Alckmin.

A iniciativa intensifica o desenvolvimento do setor e está alinhada com a política energética do Governo do Estado de ampliar a participação de energia limpa e renovável em sua matriz energética, como propõe o Plano Paulista de Energia, que pretende saltar dos atuais 55,5% para 69% de participação das fontes renováveis em 2020.

Investir em fontes renováveis, além de contribuir para um crescimento sustentável, é uma garantia de geração de empregos qualificados. As renováveis geram mais emprego por megawatt instalado do que as fósseis, segundo um levantamento feito pelo Grupo Setorial Fotovoltaico da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), com destaque para biomassa e solar (térmico e fotovoltaico).

O Projeto de Eficiência Energética (PEE) do Palácio dos Bandeirantes foi anunciado no evento e contempla a implantação de usina fotovoltaica e modernização de sistemas de iluminação, com objetivo de aumentar o desempenho energético das instalações do local, em especial no horário de maior demanda. A economia de energia com a implantação do Projeto será de cerca de 638 MWh/ano.

Também foi divulgada a parceria entre a Secretaria de Energia e o Centro Paula Souza para capacitação de professores e estudantes em gestão de sistemas de Geração de Energias Renováveis - solar, eólica e biomassa. Os treinamentos aos professores serão oferecidos através de parcerias com USP, UNESP, UNICAMP e empresas especializadas.

Saiba mais

Energias renováveis

Matriz Energética do Estado de São Paulo - 2035