08/12/16 15h23

Alpargatas acelera expansão internacional

Valor Econômico

A Alpargatas, dona das marcas Havaianas, Dupé, Mizuno, Osklen e Topper Argentina, pretende acelerar o crescimento de seus negócios no mercado internacional em 2017. O plano contempla abertura de lojas da Havaianas e da Osklen no exterior no próximo ano e a instalação de operação própria em sete países localizados na América Latina e na Ásia.

Atualmente, a Alpargatas possui operações próprias nos Estados Unidos, na Argentina e na Europa, de onde atende também Oriente Médio e norte da África. Para as demais regiões a empresa apenas exporta calçados.

Márcio Utsch, presidente da Alpargatas, mantém em sigilo os países que terão operações próprias, mas disse que são países próximos à linha do Equador. Em cada mercado a companhia vai colocar um funcionário da Alpargatas para acompanhar as vendas e estreitar relacionamentos com varejistas locais. A estrutura será enxuta em comparação com as unidades na Europa e EUA, que têm equipes comerciais e centros de distribuição.

"O custo de montar escritórios será baixo em relação à receita gerada. No exterior, o preço da sandália é quatro vezes maior que no varejo no Brasil", disse Utsch. Ele acrescentou que a Alpargatas prevê abrir lojas da Havaianas principalmente nos Estados Unidos, mas o orçamento ainda não está fechado para 2017. A companhia possui 138 lojas da marca o exterior.

A Alpargatas também pretende abrir quatro ou cinco lojas da grife de roupas Osklen nos EUA entre 2017 e 2020. Atualmente, a marca possui duas unidades no mercado americano. Utsch disse que vê ainda potencial para ampliar exportações de produtos da Osklen para Reino Unido, França e Itália.

A meta de longo prazo da Alpargatas é chegar a 2020 com 40% da receita de Havaianas vindo do mercado externo. Atualmente, toda a operação internacional, incluindo outras marcas, gira em torno de 19% da receita.

"A proporção de exportações vai aumentar porque as vendas no mercado internacional vão crescer com mais força. Mas não vamos deixar de lutar para ampliar a liderança no Brasil", afirmou.

A Alpargatas espera ampliar as vendas no país no mercado interno em 2017, com ampliação do portfólio de sandálias, calçados e vestuário e aumento da distribuição da marca Havaianas em redes multimarcas. A companhia também planeja inaugurar lojas da Havaianas, mas não informou um número específico. Atualmente, possui no país 440 lojas, entre unidades próprias e franquias. A meta é chegar a 800 pontos de venda em 2020.

Para o quarto trimestre deste ano, Utsch disse que a Alpargatas vai registrar crescimento em vendas, mas não deu mais detalhes.

Em relação à Osklen, a companhia informou que planeja reforçar a linha de produtos femininos nos próximos meses e melhorar a operação de comércio eletrônico. Segundo Utsch, as transações via web apresentam resultado superior ao da maior loja da marca, mas tem potencial para triplicar de tamanho. Atualmente, a Osklen possui 60 lojas próprias e 18 unidades de franquia.

Neste ano, a companhia automatizou o abastecimento das lojas da Osklen e ampliou o mix de produtos. A Alpargatas também fechou 10 lojas da marca e demitiu 212 pessoas. Com esses ajustes, obteve crescimento em vendas "mesmas lojas" (unidades abertas há mais de um ano) de 13,8%.

No caso da marca de calçados Mizuno, a Alpargatas ampliou o índice de produção nacional para reduzir custos. No quarto trimestre, o índice de produção local chegou a 77%, ante 60% no terceiro trimestre. Utsch disse que, com a produção nacional, os custos de fabricação diminuíram 20%.

"Para 2017, a meta para a Mizuno é consolidar a liderança na categoria de tênis para corrida e recuperar a rentabilidade no negócio", afirmou Utsch.