12/02/16 14h49

Ambiente favorável aos negócios

Em sua quinta edição, Feira do Empreendedor se consolida como um dos maiores eventos da área ao ajudar interessados a montar e gerir bem uma empresa

Jornal de Negócios - Sebrae

O Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, recebe de 20 a 23 de fevereiro um dos eventos mais aguardados do ano: a Feira do Empreendedor do Sebrae-SP. Ela chega à quinta edição em 2016 e tem batido sucessivos recordes. A expectativa é que não seja diferente agora, quando são esperados mais de 120 mil visitantes, numa área de 30 mil metros quadrados e um movimento de cerca de R$ 8 milhões em negócios, com uma taxa de retorno de investimento projetada em 32%.

“Trata-se do maior encontro de empreendedorismo do Brasil e uma ferramenta
para fomento e geração de emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local”, destaca a gerente de atendimento do Sebrae-SP, Adriana Rebecchi.

Se na edição passada os 104 mil visitantes superaram em 27% o público de 2014, neste ano as expectavas seguem otimistas: espera-se uma expansão de em torno de 15% sobre 2015. Para repetir o sucesso, cada detalhe mereceu total atenção.

O segredo do êxito da Feira está em sua abrangência. O evento, além de atender as pessoas que estão interessadas em abrir ou aprimorar o seu negócio, oferece um ambiente ideal para divulgação de produtos e serviços inovadores, ampliação da rede de contatos e preparação do terreno para transações comerciais futuras.

Reforço contra a crise

Os donos de micro e pequenas empresas (MPEs) que buscam soluções para seguir crescendo, mesmo com as turbulências, encontrarão o que procuram. “Diante do atual cenário econômico, os empresários terão orientação para escolher a melhor estratégia para enfrentar a crise e reduzir custos sem perder a qualidade, bem como controlar cada produto e realizar todo o monitoramento financeiro da empresa”, adianta Adriana.

Segundo ela, a Feira deve ressaltar aos frequentadores a importância de adaptar a gestão da empresa às situações de dificuldades econômicas, compreender os sinais do mercado, planejar ações e identificar novas oportunidades. Com esse objetivo, os participantes terão à disposição as rodadas de negócio, as palestras e as consultorias que cobrem os mais variados
temas do universo empreendedor.

Os Microempreendedores Individuais (MEIs), que já são mais de 1,3 milhão em São Paulo, contam com uma área especial de orientação, enquanto
os interessados em tomar crédito podem conhecer as linhas de financiamento específicas para pequenas empresas, além de dicas de consultores especializados e informações das próprias instituições financeiras presentes entre expositores confirmados para este ano.

“Teremos o Espaço de Negócios, com o objetivo de apresentar aos visitantes as tendências mundiais, assim como as informações referentes às oportunidades de internacionalização, de maneira simples e objetiva”, garante a gerente.

Exposição garantida

Participar da Feira do Empreendedor como expositor oferece uma ótima oportunidade de visibilidade. Isso porque outro indicador positivo do evento se refere à repercussão de mídia. Na edição de 2015, o evento teve grande destaque nos meios de comunicação, com cobertura de televisão, jornais, revistas, rádio e internet.

E, claro, há espaço para iniciar acordos comerciais. Na edição de 2015, 35% dos expositores/patrocinadores fecharam negócios. E as oportunidades não se resumiram aos quatro dias do evento. Segundo levantamento do Sebrae-SP realizado com expositores e patrocinadores, mais de 25 mil negócios ainda seriam fechados após o encerramento do evento.