08/08/18 12h18

Atividade do comércio cresce 7,8% em julho, diz Serasa Experian

Trata-se do melhor resultado da atividade varejista para o mês nos últimos seis anos.

G1

O movimento dos consumidores nas lojas do país cresceu 7,8% em julho, perante mesmo período de 2017, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Trata-se do melhor resultado da atividade varejista para o mês nos últimos seis anos.

Segundo os economistas da Serasa Experian, os setores ligados aos bens de consumo duráveis, impulsionados por taxas de juros mais baixas e pela expansão, ainda que modesta, do crédito ao consumidor, exibiram desempenho melhor do que os setores mais ligados à massa de rendimentos, e lideraram a expansão da atividade varejista.

O segmento de veículos, motos e peças foi o que mais cresceu em comparação com o mesmo período de 2017: 15%. Na sequência, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, com 13,9%, e o segmento de combustíveis e lubrificantes, com 5,8%.

Já no campo negativo, figuram com destaque o ramo de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (queda de 6,2%), além de recuo de 4,3% no segmento de materiais de construção, de baixa de 1,4% em tecidos, vestuário, calçados e acessórios, sempre quando comparados com o mesmo mês de 2017.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. A amostra é composta de cerca de 6 mil empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.