08/01/15 13h39

Baixada Santista cresce com novas reservas de petróleo e gás natural

Jornal do Comércio

Um estudo da Fundação Seade revela que as recentes descobertas de reservas de petróleo e gás natural na Bacia de Santos têm efeitos econômicos sobre a estrutura produtiva do estado de São Paulo, principalmente na Região Metropolitana da Baixada Santista. O estado tornou-se, em 2013, o terceiro maior produtor nacional de petróleo e gás natural.

O Indicador de Atividade Econômica da Região Metropolitana da Baixada Santista (Indec Baixada Santista) mediu, mensalmente, o nível de atividade econômica regional, abordando dados da agropecuária, indústria e serviços de janeiro de 2002 a março de 2014.

Até 2008, São Paulo e a Baixada Santista apresentaram taxas de crescimento semelhantes, com pico em julho, de 9,8% e 8%, respectivamente. Nos meses seguintes, no entanto, houve redução do nível de atividade econômica devido ao impacto da crise econômica mundial sobre o Brasil. Segundo o estudo, com base em dados da Secretaria da Fazenda, ocorreu uma forte redução da atividade industrial do polo siderúrgico-petroquímico de Cubatão.

Em 2009, a região começou a mostrar recuperação e, de 2010 a 2013, ocorreu uma forte aceleração da taxa de expansão regional na comparação com o estado.