27/07/16 14h52

Bayer, Siemens e Volks procuram por startups até 31 de julho

Exame Abril

A multinacional alemã Bayer, a gigante de tecnologia Siemens e a montadora alemã Volkswagen são algumas das gigantes alemãs que estão de olho nas startups brasileiras. Elas estão com inscrições abertas para projetos inovadores que queiram trabalhar em conjunto com grandes empresas e com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Para participar do programa de incentivo, chamado Startups Connected, é preciso inscrever-se até dia 31 de julho por meio do site da iniciativa. O prêmio é a porta de entrada para o programa de aceleração AHK Startups Accelerator e para a rede de contatos e atividades empreendedoras AHK Startups Hub, ambas da Câmara Brasil-Alemanha.

Abaixo, resumimos o regulamento do programa:

Critérios

Ao todo, são seis categorias diferentes de inscrição. Cada uma delas é capitaneada por uma grande companhia alemã: Ciências da Vida (Bayer), Cidades do Futuro (BASF), Cultura (Clube Transatlântico), Digitalização (Siemens), Mobilidade (Volkswagen) e startups sediadas e desenvolvidas exclusivamente na Alemanha (Centro Alemão de Ciência e Inovação). Veja mais sobre cada categoria.

Para se inscrever, é preciso que todos os integrantes tenham no mínimo 18 anos; que ao menos um integrante possua ensino superior completo; que o projeto inovador seja desenvolvido no Brasil ou na Alemanha (para a última categoria); e que o modelo de negócios esteja em desenvolvimento.

É desejável que a startup tenha uma equipe de três integrantes ou mais e que já tenha um mínimo produto viável (MVP), com protótipo ou simulação digital da solução proposta.

Já os critérios de avaliação foram resumidos em várias perguntas. Algumas delas: qual problema a startup se propõe a resolver? A solução proposta é aderente ao problema da empresa? Qual é a tecnologia inovadora empregada, e há patentes registradas ou solicitadas? Quais são os diferenciais em relação à concorrência? O que é necessário para que a solução chegue ao cliente? Como a startup irá se capitalizar? Como é formada a equipe, quais são as competências técnicas existentes nos membros e qual é o tempo dedicado por cada integrante para a startup?

Para a Bayer, por exemplo, o principal critério será “o potencial de impacto que a solução apresenta para a sociedade e/ou no seu respectivo mercado de atuação.”

Etapas: três melhores de cada categoria

Segundo a Startups Connected, o primeiro benefício que as startups recebem ao serem selecionadas como as três melhores de cada categoria é passarem por um diagnóstico sobre viabilidade da empresa e seus pontos fortes e fracos, além de aderência ao desafio proposto pela grande empresa.

Essas três melhores de cada área poderão participar na seleção para o programa AHK Startups Accelerator e para o programa Innovation Speed Dating, que promove o encontro entre demandas/problemas tecnológicos e soluções inovadoras. Os dois eventos são para empresas e empresários associados à Câmara Brasil-Alemanha ou para os empreendedores que ingressarem no Startups Connected.

Etapa: a melhor de cada categoria

Depois, há a possibilidade de a oportunidade de o negócio ser vinculado a desafios das empresas patrocinadoras – nessa fase do processo, haverá apenas uma startup por categoria.

O projeto inovador passa por uma revisão de seu modelo de negócio e pela criação de um plano de ação condizente com o diagnóstico da primeira etapa. Nessa etapa de aceleração, haverá acompanhamento quinzenal dos desafios que foram propostos em conjunto com a grande empresa.

Enquanto isso, os empreendedores participam de cursos, eventos e workshops exclusivos para associados à Câmara Brasil-Alemanha ou desenvolvidos especialmente para os participantes do Startups Connected.

No caso do prêmio para startups criadas e desenvolvidas na Alemanha, a passagem aérea, a estadia e a área de trabalho em São Paulo serão custeadas para uma pessoa do time.

O processo de análise vai até o dia 2 de setembro e a premiação será realizada no dia 29 do mesmo mês, também em São Paulo.

Além dos benefícios dados para as três melhores startups por categoria, o melhor projeto de cada área terá associação à Câmara Brasil-Alemanha por 12 meses, por meio do programa AHK Startups Hub. Nele, terá contato com mais potenciais parceiros empresariais e mentores, por meio da rede de contatos da câmara.