22/12/06 15h40

BC prevê um crescimento de 20% no volume de crédito bancário este ano

Valor Econômico - 22/12/2006

O Banco Central calcula que o volume de crédito bancário na economia irá crescer 20% em 2006, o que seria o terceiro ano seguido de expansão nesse patamar. Em novembro, o crédito subiu de 32,2% para 33,7% do Produto Interno Bruto (PIB). O chefe-adjunto do Departamento Econômico do BC, Luiz Sampaio Malan, lembra que o crédito cresceu 21,3% nos 12 meses encerrados em novembro, e que não há nada que indique que esse percentual possa cair em dezembro. Os dados parciais de dezembro, que incluem sete dias úteis, apontam um crescimento de 2,5%, comparado a período correspondente do mês anterior. Nos meses mais recentes, os bancos públicos passaram a expandir as suas carteiras de crédito numa velocidade mais elevada do que os privados. Neste trimestre, o avanço da carteira dos bancos públicos é de 6,5%, enquanto os privados nacionais e estrangeiros cresceram 6%.  Em parte, esse crescimento pode ser explicado pelo crédito direcionado, sobretudo rural (especialidade do Banco do Brasil) e imobiliário (a Caixa Econômica Federal tem cerca de 70% desse mercado). Mas os bancos públicos registraram crescimento expressivo no trimestre no financiamento ao comércio (7,4%), indústria (6,8%) e serviços (9,7%). No financiamento a pessoas físicas, os bancos públicos (expansão de 3,5%) ficam atrás nesse trimestre dos bancos privados nacionais (5,2%) e dos bancos estrangeiros (7,3%).