29/07/15 14h40

BG Brasil define projeto para instalação de centro de pesquisa para inovação em gás natural

Petro Noticias

A BG Brasil definiu, em parceria com a FAPESP, o projeto de implantação do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (CIG), que será sediado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). O centro será voltado para o desenvolvimento de estudos de classe internacional nas áreas de política energética e econômica, além de novas tecnologias voltadas para aplicações no setor de gás natural.

Nesta semana, a BG Brasil e a FAPESP anunciaram a proposta selecionada para ser implantada no empreendimento. O projeto terá coordenação do professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP, Júlio Meneghini (foto), e do gerente de Projetos Ambientais do BG Group, Alexandre Breda. A escolha da proposta foi baseada na avaliação de assessores no Brasil e no exterior.

O objetivo central do novo centro será o estudo da ampliação da participação do gás natural na matriz energética brasileira, e deverá dar foco também a pesquisas voltadas à redução da intensidade de carbono no insumo. O contrato para o projeto deverá ser assinado nos próximos meses.