05/01/15 13h55

Birigui inicia tratativas para ter centro de inovação tecnológica

Segundo o prefeito, devem ser beneficiados pela iniciativa todos os setores industriais da cidade

Jornal Dia Dia

Birigui deu, no final do ano passado, o primeiro passo para ganhar um centro de inovação tecnológica, voltado para o desenvolvimento de serviços, produtos e mecanismos para melhora dos trabalhos da indústria local. No último dia 10, o prefeito Pedro Bernabé (PDT) assinou protocolo de intenções para instalação do espaço.

Por meio do documento, são fixadas regras que deverão ser seguidas no decorrer do consórcio por seus participantes. A assinatura ocorreu na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, com a presença do secretário adjunto da pasta Nelson Luiz Baeta Neves Filho.

Parte do projeto Birigui Pro 20, com a projeção de ações a serem desenvolvidas no município nos próximos 20 anos, o centro é uma das iniciativas que colaboram para a meta da criação de um parque tecnológico na cidade. A intenção é que o local ofereça suporte ao processo de inovação das empresas de acordo com a realização de pesquisas e desenvolvimento de produtos.

Benefícios

Segundo o prefeito, devem ser beneficiados pela iniciativa todos os setores industriais presentes na economia de Birigui, como o calçadista, de aquecimento solar, moveleiro, metalúrgico, entre outros. O centro deve incluir uma incubadora de empresas. As ações, que abrangem ainda a formação de mão de obra especializada, serão promovidas com a interação entre empreendimentos e instituições acadêmicas.