12/08/14 17h47

BNDES facilita crédito a fabricantes de equipamentos para energia solar

Valor Econômico

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou medidas de incentivo à energia solar. O banco já estudava, desde o início do ano, formas de estimular a nacionalização dos equipamentos. A iniciativa é semelhante a que foi criada para energia eólica.

Segundo fontes, o caminho para a produção nacional de equipamentos fotovoltaicos será via flexibilização da exigência de conteúdo nacional para fabricantes que se cadastrarem no Finame, a linha de financiamento para compra de máquinas e equipamentos do banco. Hoje, a regra é financiar equipamentos que tenham pelo menos 60% de conteúdo local.

Essa flexibilização se dará de 2016 a 2019, prazo para que todos os fabricantes produzam células fotovoltaicas no país. Até lá, o BNDES reduzirá a exigência de conteúdo local dos equipamentos para concessão do financiamento. Quanto mais equipamentos e insumos forem comprados no Brasil, maior será a participação do banco no financiamento. O máximo de participação do BNDES no custo total da usina solar será de 70%.