15/10/14 14h54

Bonfiglioli iniciará produção de redutores eólicos no Brasil

Petro Notícias

Após um investimento de cerca de R$ 15 milhões em sua fábrica instalada em São Bernardo do Campo (SP), a Bonfiglioli se prepara para iniciar a produção de sua linha de redutores eólicos ainda em outubro. A aposta da empresa é aproveitar o potencial de crescimento da geração eólica no país. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), estão instaladas hoje no Brasil 205 usinas eólicas, com capacidade total de 4,8 GW, o equivalente a 4% de toda a matriz energética brasileira.

De acordo com o diretor da unidade brasileira da empresa, Mateus Botelhos, foi necessário investir, além dos R$ 15 milhões, na reestruturação em alguns departamentos da companhia, para que estivessem mais alinhados às necessidades para o fornecimento de produtos de forma contínua. “Iniciaremos nossa operação com capacidade para atender todo o planejamento dos nossos clientes para 2015. A expectativa para os anos seguintes é que a demanda possa aumentar. Caso esse fato se concretize, ainda teremos como aumentar o número de turnos de trabalho além de eventualmente agregar linhas de montagem adicionais”, disse.

O faturamento global da Bonfiglioli atingiu € 614 milhões no ano, quando os investimentos em atividades de pesquisa e desenvolvimento e em infraestrutura totalizaram aproximadamente € 16 milhões. “Queremos utilizar o know how que conseguimos construir fora do Brasil, por fornecer equipamentos para esta indústria há mais de 20 anos, e trabalhar em conjunto com os nossos clientes e fornecedores locais, para que as soluções sejam mais rápidas e compartilhadas. Talvez o principal desafio seja estruturar a cadeia produtiva de maneira que ela seja robusta e, ao mesmo tempo, competitiva. Por outro lado, acreditamos que este seja um desafio da indústria brasileira como um todo”, acrescentou Botelhos.