21/06/11 16h40

BorgWarner investe R$ 70 milhões em nova fábrica, em Itatiba

Renovação da planta no Brasil produzirá o suficiente para abastecer toda a América Latina

O Grupo BorgWarner, fabricante de componentes e sistemas para motores de veículos, anunciou nesta terça-feira, 21 de junho, a construção de sua nova fábrica a ser construída em Itatiba, localizada a 89 km da Capital. A empresa de origem norte-americana investirá R$ 70 milhões na nova unidade, que ainda contará com um moderno centro de engenharia.

A Investe São Paulo, agência do governo paulista responsável pela atração de investimentos para o Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, contribuiu para que a empresa ficasse em território paulista. “Apoiamos a BorgWarner no processo de localização de áreas, informações municipais além de consultoria tributária. A empresa escolheu uma excelente cidade para se instalar, com infraestrutura, mão-de-obra e qualidade de vida”, afirmou o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

A nova unidade substituirá a planta atual, localizada em Campinas. Em terreno de 100 mil m², a nova planta terá área construída de 20 mil m², o suficiente para atender, em toda a América do Sul, os clientes da BorgWarner Brasil no mercado de equipamentos originais e no de reposição.

Com inauguração prevista para dezembro de 2012, a nova fábrica agregará outros produtos às unidades de negócio: a Turbo Systems (turbocompressores) e a Thermal Systems (ventiladores e embreagens viscosas para arrefecimento), unidades voltadas, até agora, somente para motores diesel.

Com matriz na cidade norte-americana de Auburn Hills, Michigan, o Grupo BorgWarner fabrica componentes e sistemas para motores de veículos leves, comerciais e foras de estrada, com 60 instalações de manufatura e tecnologia em 18 países. E o Brasil faz parte dos planos de expansão do grupo.

Segundo o presidente e CEO do grupo, Tim Manganello, “esta nova unidade faz parte de nossa estratégia mundial de crescimento e, com ela, seremos capazes de expandir as linhas atuais, além de possibilitar a introdução de novas tecnologias e produtos no país”.

Para o diretor geral da BorgWarner Brasil, Arnaldo Iezzi Junior, “o objetivo, nos próximos cinco anos, é o de ampliar nossa participação na América do Sul e no faturamento global do grupo, além de manter a posição de liderança de mercado em nosso segmento”.

Atualmente, os principais clientes da BorgWarner Brasil entre montadoras e fabricantes de motores são: Cummins, Mercedes-Benz, Iveco, Ford, MWM-International, Valtra e MAN. A empresa também exporta para Estados Unidos, França, Índia, Argentina e México.