29/10/14 13h58

Brasil é principal fonte de produção da BG no exterior

Valor Econômico

O Brasil se tornou nos últimos meses a principal fonte de produção da britânica BG fora do Reino Unido. O país ultrapassou o Cazaquistão e foi o segundo maior produtor dentro do portfólio da petroleira britânica no segundo trimestre fiscal da companhia. De acordo com a multinacional, a produção na costa brasileira já vem superando, este mês, o patamar dos 100 mil barris diários de óleo equivalente (BOE/dia).

No acumulado do ano, até setembro, o Brasil é a terceira maior fonte de produção da empresa, atrás do Reino Unido e Cazaquistão. No mesmo período do ano passado, o Brasil era apenas o 7º no ranking dos principais países produtores da carteira da BG, atrás do Egito, Reino Unido, Cazaquistão, Trinidad & Tobago, EUA e Tailândia.

O Brasil é também o segundo maior destino dos investimentos da companhia. Até setembro, foram investidos no país US$ 1,71 bilhão pela companhia, que só investiu mais em 2014 na Austrália (US$ 2,97 bilhões).

A empresa produziu no Brasil, em média, 81 mil BOE/dia durante o terceiro trimestre, quase o dobro do volume produzido entre julho e setembro de 2013, de 42 mil BOE/dia, em média. O país foi onde a britânica registrou o maior crescimento de produção, de 39 mil BOE/dia, ou 92%, na comparação anual.

O desempenho brasileiro contribuiu para amenizar o impacto do declínio da produção no Egito, de 51%. No terceiro trimestre, a petroleira produziu 569 mil BOE/dia, volume 2% menor que o registrado entre julho e setembro do ano passado.

A empresa britânica é uma das principais sócias da Petrobras no pré-sal e possui uma participação de 30% no BM-S-9 (Lapa e Sapinhoá), uma fatia de 25% no BM-S-11 (Lula, Iara e Iracema) e 20% no BM-S-50 (Sagitário).

Entre os destaques operacionais do terceiro trimestre, a petroleira informa que o FPSO (plataforma flutuante) Cidade de Paraty, no campo Lula Nordeste, atingiu sua capacidade de 120 mil barris de petróleo por dia a partir de quatro poços produtores. A BG também destaca o início, em outubro, da operação do FPSO Cidade de Mangaratiba, na área de Iracema.

A britânica reitera a previsão da Petrobras de começar a operação do FPSO Cidade de Ilhabela em Sapinhoá Norte no quarto trimestre. Ainda segundo a BG, o início das atividades do FPSO Cidade de Itaguaí, que será conectado ao campo de Iracema Norte, está previsto para final de 2015.

A declaração de comercialidade da descoberta de Iara deve ser anunciada, de acordo com a empresa, ainda no final deste ano. Já a entrega do plano de desenvolvimento da área está prevista para o ano que vem.