16/02/18 13h18

Brasil passa Canadá e é 8ª maior capacidade de energia eólica do mundo

Já no ranking de nova capacidade instalada no ano, o País está em sexto lugar, informa a Abeeólica

O Estado de São Paulo

O Brasil passou o Canadá e subiu mais uma posição no ranking de capacidade instalada de energia eólica elaborado pelo Global World Energy Council (GWEC), ocupando agora o oitavo lugar. Em 2017, foram adicionados 52,57 gigawatts (GW) de potência eólica à produção mundial, totalizando 539,58 GW de capacidade instalada. Desse total, 12,76 GW estão instalados no Brasil, informou a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).

"O Brasil vem galgando posições no Ranking Mundial de Capacidade Instalada Total de Energia Eólica de forma consistente. Em 2015, nós entramos no Ranking em 10º lugar e, desde então, subimos uma posição por ano", explica Elbia Gannoum, presidente da Abeeólica.

Já no ranking de nova capacidade instalada no ano, o Brasil está em sexto lugar, informa a Abeeólica, tendo instalado 2,02 GW de nova capacidade em 2016. Nesta categoria, o Brasil caiu uma posição, já que o Reino Unido subiu do nono para o quarto lugar, instalando 4,27 GW de capacidade de energia eólica em 2017.