06/06/14 15h05

Braskem inaugura o novo laboratório de produtos químicos renováveis

Localizado em Campinas (SP), espaço conta com apoio da Investe São Paulo e desenvolverá tecnologias sustentáveis com foco em inovação e competitividade

Investe São Paulo

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, inaugura nesta sexta-feira, 6 de junho, em Campinas (SP), um novo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento. Com recursos de R$ 30 milhões para 2014, o espaço está voltado ao desenvolvimento de projetos relacionados à biotecnologia e processos químicos a partir de matéria-prima renovável, reforçando o compromisso da companhia por alternativas tecnológicas sustentáveis.

“A Braskem vem investindo de forma expressiva em inovação. Desejamos que o Brasil seja referência em pesquisa e desenvolvimento de rotas que aproveitem a vantagem competitiva do país em fontes renováveis. Investir em novas tecnologias é fundamental, pois cria o ambiente adequado para alavancar as melhores ideias e projetos, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento tanto para a Braskem quanto para a indústria nacional. É o melhor caminho para nos manter competitivos”, comenta Edmundo Aires, Vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Braskem.

O investimento está sendo apoiado pela Investe SP, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. “Damos prioridade a projetos de pesquisa e desenvolvimento como esse, principalmente os que contribuem para o desenvolvimento de novas tecnologias que ajudam no desenvolvimento sustentável da cadeia de produtos químicos em São Paulo. São iniciativas como essa da Braskem que fazem do Estado o polo de inovação do Brasil”, destaca o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

O laboratório conta com 33 pesquisadores que atuarão no desenvolvimento de rotas bioquímicas e químicas e de sistemas de purificação, buscando soluções viáveis em escala industrial. Entre os principais projetos estão tecnologias para a produção de propeno e butadieno verdes, engenharia metabólica de microorganismos e a melhoria contínua da tecnologia de eteno de fonte renovável, que é a matéria-prima usada para o plástico verde da Braskem.

Além de competências específicas, o laboratório reúne diversos equipamentos de alto desempenho, como o High Throughput Screening Robot - HTS, o robô automatizado mais moderno em uso na América do Sul e o primeiro para esta aplicação no Brasil, capaz de multiplicar em até 1.000 vezes o trabalho de um pesquisador.

Inovação
A inovação é um dos principais pilares do crescimento da Braskem. Em 2013, a empresa desembolsou R$ 200 milhões em pesquisas e projetos de inovação, valor que deverá ser mantido para este neste ano. Os dispêndios vêm sendo feitos tanto em profissionais especializados, capazes de lidar com processos de alta complexidade de gestão e tecnicidade, quanto em novos equipamentos e instalações.

Um importante reconhecimento da consistência deste trabalho foi a inclusão da Braskem no ranking 2014 das 50 empresas mais inovadoras do mundo, elaborado pela Fast Company, revista norte-americana de economia e negócios. A Braskem foi a única empresa brasileira (e a única empresa química) na lista, e obteve destaque por trazer ao mercado uma solução sustentável, o Polietileno de origem renovável (ou PE Verde). A conversão do etanol produzido a partir da cana-de-açúcar em eteno, matéria-prima do PE Verde, foi fundamental para participação na listagem, onde o selo ‘I´m green ™’, criado pela Braskem e aplicado em produtos que utilizam o PE Verde, garante a origem renovável da embalagem e de outros produtos.

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.


Leia mais

Veja informações sobre Pesquisa & Desenvolvimento no Estado de São Paulo

Brasil poderá ter centro de pesquisa com modelo "open science"

Honda inaugura novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil