23/07/19 13h52

Bunge e BP fecham acordo para criar empresa de bioenergia no Brasil

Portos e Navios

 A gigante do agronegócio Bunge disse, nesta segunda-feira (22) que fechou acordo com a petroleira BP para a criação de uma companhia de bioenergia no Brasil para produzir etanol e açúcar, além de produzir eletricidade renovável.

A joint venture, BP Bunge Bioenergia, vai operar de forma autônoma, com um total de 11 usinas nas regiões sudeste, norte e centro-oeste do Brasil, acrescentou a Bunge.

"Esta parceria com a BP representa um importante marco de otimização de portfólio para a Bunge, o que nos permite reduzir nossa exposição atual à produção de açúcar...", disse o diretor-presidente da Bunge, Gregory Heckman, em comunicado.

A Bunge disse que vai receber US$ 775 milhões em dinheiro como parte do acordo, recursos que ela espera usar para reduzir dívidas.

A empresa terá 32 milhões de toneladas métricas de capacidade de moagem combinada por ano e irá gerar eletricidade renovável com biomassa de resíduos de cana-de-açúcar em suas usinas, vendendo o excedente para a rede elétrica brasileira.

Espera-se que o novo negócio tenha sede em São Paulo e que o acordo seja fechado no quarto trimestre de 2019.