19/05/15 13h39

Caio Induscar instala filial em Barra Bonita

JCNET

A Caio Induscar iniciou nessa segunda-feira (18) a instalação de nova filial em Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru). A montadora recebeu os chassis dos ônibus que serão testados e validados no processo da linha de produção da fábrica. A expectativa é de que até o próximo mês Barra Bonita faça parte das produtoras do segmento automobilístico nacional.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Bonita, Jorge de Assis, informou, por meio da assessoria de imprensa, que os chassis é mais um passo para validar todas as etapas do processo de produção. "Na linha de produção já tem três estruturas prontas e esses equipamentos vieram para poder fazer o 'casamento' entre os chassis e a estrutura", explica.

O processo de validação basicamente é a verificação correta do funcionamento de toda a linha de produção, como as cabines de pintura e gabaritos de montagem. Os veículos devem atender todas as características necessárias para a rodagem, por exemplo, não ser muito rígido ou flexível, atendendo as especificações para o tipo de solo que o automóvel vai trafegar. São ajustes feitos nas coordenadas da estrutura da carroceria. Ao todo, são 14 posições válidas no processo de fabricação. Até o momento, a unidade de Barra Bonita está com seis posições validadas.

"A validação é feita por especialistas, técnicos e engenheiros da Caio. Ela deve atender a todas as normas e requisitos brasileiros e internacionais. Os profissionais acompanham cada etapa e verificam a qualidade do processo de trabalho. O que podemos falar é que a mão de obra de Barra Bonita foi muito bem qualificada e tem sido surpreendente a qualidade de cada etapa do trabalho feito, isso se deve muito ao treinamento da Caio e a dedicação dos colaboradores", afirma Jorge de Assis.

Fabricação

Segundo cronograma da empresa, entre os dias 29 de maio e 5 de junho, haverá o último processo de validação da produção dos ônibus. É quando a empresa concluirá a carroceria e os veículos passarão pelos testes finais. "Com a conclusão dessa última etapa, marcaremos junto a diretoria da Caio e autoridades locais, um ato para celebrarmos os 100% de fabricação do ônibus em Barra Bonita e a conclusão dessa grande, audacioso e ousado projeto para nossa cidade", finaliza o prefeito Guilherme Belarmino.

O prefeito declarou em nota à imprensa que mesmo com o momento de arrefecimento do segmento automobilístico, Barra Bonita larga na frente e está preparada para uma nova etapa que estará por vir no cenário econômico do Brasil.

A empresa abre uma filial depois de anunciar na semana passada mais de 220 demissões na unidade de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) sob argumento de crise econômica. Com a fabricação e finalização dos ônibus na cidade, Barra Bonita entra, ao lado de Botucatu e Lorena, no rol dos municípios fabricantes de ônibus no Estado de São Paulo.