23/11/15 16h48

Campinas sediará primeiro seminário de capacitação e atendimento ao exportador da Investe São Paulo

Prefeitura, Ciesp, Lide Campinas e Apex-Brasil são parceiros na iniciativa, que reunirá pequenas, médias e grandes empresas da Região Metropolitana para incentivar exportações

Investe São Paulo

A Investe São Paulo promove em Campinas, nesta sexta-feira, 4 de dezembro, o primeiro Seminário de Capacitação do Exportador do SP Export, programa de incentivo às exportações recém-criado pela Agência. O evento, que acontece no Centro de Convenções Expo D. Pedro, conta com a parceria da Prefeitura de Campinas, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp - Campinas), Lide Campinas – Grupos de Líderes Empresariais, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Desenvolve SP.

O objetivo é mostrar como as exportações podem ajudar pequenas, médias e grandes empresas da Região Metropolitana de Campinas a desenvolver novos negócios, ganhar competitividade e gerar empregos e renda. Participarão do seminário o governador Geraldo Alckmin, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o presidente da Investe SP, Juan Quirós, e 500 empresários da região.

“Este é o primeiro de uma série de eventos que serão realizados em todo o Estado de São Paulo para capacitar e incentivar pequenos e médios empresários a conquistarem novos mercados. A região de Campinas é um grande polo de tecnologia e tem muitas empresas com potencial para exportar. Vamos ajudá-la nesta missão que nos foi dada pelo governador Geraldo Alckmin”, observou o presidente da Investe SP.

Márcio França destaca a importância das exportações no contexto atual vivido pelo Brasil. “Neste momento de crise econômica no País, as exportações se apresentam como um novo caminho para manter ativas as empresas do Estado e, assim, garantirmos a continuidade da geração de empregos e renda”, afirmou.

Poupa Tempo do Exportador

Logo após o seminário, será lançado o serviço Poupa Tempo do Exportador, que reunirá órgãos e instituições em cinco temáticas de atendimento aos empresários: capacitação, financiamento, adequação de produtos, ações de promoção e estudos de inteligência de mercado.

Os empreendedores participantes poderão tirar dúvidas e se inscrever em serviços ligados ao comércio exterior. A ideia é identificar in loco as necessidades específicas da iniciativa privada da região na conquista de mercados no exterior e propor soluções. O atendimento começa no evento, mas terá continuidade posteriormente, com o monitoramento da equipe da Investe SP.

“Este serviço será importante para incentivar a cultura exportadora no Estado. De forma inédita, queremos mostrar para o empresário que os produtos e serviços paulistas são valorizados no mercado externo e que a internacionalização deve fazer parte do negócio de forma natural, inovadora e lucrativa, e não como meta inalcançável”, disse Quirós.

Parceiros

Entre as instituições e órgãos participantes do Poupa Tempo do Exportador, estão a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), o Ciesp - Campinas, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), os Correios, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e a Apex-Brasil.

O evento conta ainda com apoio de diversas associações de classe, como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).

Inscrições

Para participar do evento, é necessário inscrever-se em: https://bitly.com/spexportcampinas

Seminário de Capacitação do Exportador – SP Export
Dia: 4 de dezembro de 2015