09/12/16 15h19

Canadian Solar tem mais planos de investimentos para o Brasil

Perspectiva é de crescimento em volume e em aportes no país, pois empresa vê mercado nacional com perspectiva positiva para a fonte solar

Secretaria de Energia e Mineração

Os planos da Canadian Solar para o Brasil podem levar a aportes mais elevados do que os atuais R$ 2,3 bilhões previstos até o momento com a fábrica de painéis em Sorocaba e a planta de geração solar de 400 MW em Minas Gerais. A empresa prevê mais investimentos no futuro diante do fato de considerar o país um local onde a perspectiva de crescimento é grande. Segundo o CEO e fundador da Canadian Solar, o chinês Shawn Qu, a expectativa é de manter investimentos por aqui no longo prazo.

“A fonte solar tem uma chance maravilhosa de crescimento no Brasil. Aqui há a fonte hídrica e a solar que se complementam muito bem. O Brasil é o local perfeito para se desenvolver projetos solares combinados à fonte hídrica. Nossa expectativa agora é de participar de todos os leilões de energia que serão realizados por aqui. Temos bastante planos para o Brasil, queremos ter atuação por aqui por um longo período, dez anos, 20 anos ou para sempre”, comentou Shawn à Agência CanalEnergia após a cerimônia de inauguração da fábrica de painéis da marca no país.

Apesar de os grandes potenciais de geração solar fotovoltaica centralizada estarem no Nordeste e a fábrica estar localizada no interior do estado de São Paulo, o CEO da Canadian Solar não vê problema em termos de logística. Ele destacou que a experiência e o conhecimento da empresa escolhida para a produção são mais importantes do que a localização geográfica. Até porque, destacou, o transporte de painéis é fácil de ser realizado. O mais importante, acrescentou, é a experiência na produção desse tipo de equipamentos e não sua localização geográfica.