16/03/15 14h24

Carrefour deve abrir shopping com 230 lojas em São Paulo

Valor Econômico

O Carrefour Property, empresa da área imobiliária do grupo Carrefour, deve apresentar amanhã ao mercado um projeto de construção de um shopping center em São Paulo, integrado a um hipermercado da rede, antecipou na sexta-feira o Valor Pro, serviço de informações em tempo real do Valor.

Chamado Cosmopolitano Shopping, no bairro do Cambuci, zona central, com maior presença de classes B e C, o empreendimento é outra iniciativa no sentido de ampliar esse braço de negócios e otimizar áreas. Apesar da atual fase de desaceleração, o setor de shoppings ainda é um dos mais rentáveis para o varejo.

A empresa já controla dois empreendimentos no país: Shopping Butantã, na capital paulista, e o Boulevard Shopping Brasília. No ano passado, o Carrefour anunciou a criação de um shopping de pequeno porte, com 60 lojas, no bairro dos Jardins, e um projeto imobiliário na Marginal Pinheiros em parceria com a Odebrecht Realizações Imobiliárias.

Com 228 lojas e um hipermercado do grupo, o Cosmopolitano Shopping deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2017, provavelmente em abril, com 44 mil metros quadrados (quase a mesma área do Mooca Plaza, da BRMalls, a quatro quilômetros dali). Pela localização e tamanho do projeto, os investimentos devem girar em torno de R$ 200 milhões, segundo cálculos de mercado. A empresa não informa valores investidos.

Foi feita uma associação entre o Carrefour Properties e a Saphyr Shopping Centers (sócia da Hemisfério Sul Investimentos, também envolvida no projeto), em que cada empresa tem 50% do empreendimento. Nos próximos 45 dias, deve ser concluída a criação dessa "joint venture", sem incluir na associação o hipermercado integrado ao projeto, sob controle apenas do Carrefour.

A Saphyr adquiriu anos atrás a área ao lado do hipermercado do Carrefour, no Cambuci. Nos próximos dois a três meses essa loja deve ser demolida e um novo hipermercado será inaugurado no primeiro semestre de 2016. O shopping será aberto posteriormente, em 2017.

Neste momento, há cerca de dois anos da abertura, 50% da área locável do Cosmopolitano Shopping está comercializada. Se fosse lançado alguns anos atrás, quando o mercado de shoppings crescia de forma mais acelerada, e havia ambiente de maior confiança para investimentos no varejo, esta taxa provavelmente estaria mais elevada, admitem os sócios do projeto.

"Se fosse há quatro anos, a área locada estaria em 80% a 90%. Hoje, há um outro cenário, de comercialização mais difícil. Mas [50%] ainda é uma taxa alta", disse Fernando Lunardini, diretor-presidente do Carrefour Property Brasil. "É um cenário mais desafiador, com pressão comercial maior, em que projetos melhor posicionados conseguirão melhor comercialização", afirma Paulo Stewart, presidente da Saphyr.

Com o desaquecimento do mercado de consumo, especialmente as lojas satélites passaram a revisar planos de investimentos. "Mesmo assim, 50% da área locada não é um número desprezível, ao considerar o período restante até a abertura", afirmou Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da consultoria GS&BW, especializada em shoppings. "O fato é que, apesar da queda no ritmo de inaugurações, ainda são 24 aberturas previstas em 2015 [foram 38 em 2013]. Ninguém está olhando o jeito que o mercado está agora, mas focando no retorno lá na frente".

Segundo Stewart, o empreendimento tem em sua área de influência cerca de um milhão de pessoas e 400 mil domicílios. No hipermercado do Carrefour, circulavam cerca de 200 mil pessoas ao mês. A Saphyr, com 13 shoppings no portfólio, deve fazer a comercialização e administração e a Fonseca & Mercadante, a construção.

Há cerca de dois anos, o concorrente Grupo Pão de Açúcar anunciou a criação da marca Conviva, de shoppings de vizinhança, integrado a suas lojas. O Carrefour também prepara projeto de investimentos em galerias de lojas. Segundo Lunardini, há pelo menos quatro projetos de criação de galerias de lojas em áreas de hipermercados do grupo, que ampliam a área locada em três a dez mil metros quadrados.

Ao unir hipermercado e o shopping, o grupo pretende ampliar tráfego para a sua loja, ao

mesmo tempo em que cria nova receita imobiliária para uma operação que, até anos atrás, estava sendo explorada muito discretamente pela empresa. Além do novo shopping, a companhia deve inaugurar um novo projeto imobiliário (com hipermercado, centro comercial e residências) na Marginal Pinheiros, em São Paulo, em duas fases, com término em 2020.

Também existe um outro projeto na Rua Pamplona, nos Jardins, na capital paulista, que inclui um pequeno shopping center (60 lojas) e um hipermercado do Carrefour (a ser reformado) integrado às lojas. A expectativa é que seja inaugurado em 2016.