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Carrefour estréia novo modelo de negócio

Valor Econômico - 24/04/2007

Superintende do Carrefour no Brasil há quatro anos, Jean Marc-Pueyo era todo sorrisos ontem, ao anunciar oficialmente a aquisição do Atacadão, a maior rede de "atacarejo" brasileira. O valor pago - R$ 2,2 bilhões ou US$ 1,1 bilhão, à vista - é um dos maiores investimentos feitos pela multinacional francesa no mundo desde 1999, quando o grupo fundiu-se à Promodès, na França. O negócio cala de vez as especulações de que o Carrefour teria desistido do Brasil, sinalizando, ao contrário, que o país é um mercado prioritário para o grupo, mais até mesmo do que China. A aquisição também demonstra o cacife de Pueyo junto à matriz, na França. O formato do Atacadão é um negócio completamente novo para o Carrefour no mundo e a entrada neste segmento foi defendida por Pueyo com unhas e dentes. "O Atacadão se encaixa totalmente dentro de nossa estratégia de ampliar a nossa presença nas classes C e D com novos formatos de loja", disse o executivo. O Carrefour já possui no Brasil uma bandeira voltada para a baixa renda: o Dia%. Neste formato, conhecido como "hard discount", as lojas são bem pequenas, com foco em preços e baixo custo operacional. Só neste ano, devem ser abertas entre 50 ou 60 lojas do Dia%, que já possui 250 unidades em São Paulo. Enquanto esses supermercados são lojas de bairro, as unidades do Atacadão são grandes. Pueyo até inventou um novo nome para esse novo modelo: "hiper discount", ou hipermercado de desconto.