24/04/14 15h55

Centro de Inspeção começa em Iracemápolis

Até o final do ano, local terá 6 mil carros para serem inspecionados

Jornal de Limeira

A montadora alemã Mercedes-Benz iniciou ontem os trabalhos de inspeção de veículos - em inglês, PDI (Pre Delivery Inspetion) - em Iracemápolis. O chamado Centro de Inspeção e Entrega - ou porto seco - vai liberar carros recém-chegados de importação (vindos da Alemanha e Estados Unidos) para a venda em território nacional. No centro, passarão por vistorias e adaptações.

O anúncio do início dos trabalhos aconteceu em coletiva de imprensa, na tarde de ontem, na sede administrativa da empresa em Iracemápolis, e contou com a presença do prefeito Valmir de Almeida (PT), da vice-prefeita Denise Calice (PTB) e de representantes da marca alemã.

Gerente de preparação de importados da Mercedes-Benz, Vanderlei Pradella acredita que, até o final do ano, o local contará com aproximadamente 6 mil carros a serem inspecionados e, posteriormente, distribuídos para as concessionárias Mercedes-Benz. "Estamos num bom ritmo de atividades. Aguardamos, ainda para o final deste mês, mais de 400 veículos", disse.

Os carros passarão por vistorias e adaptações à legislação brasileira. "O processo de vistorias que serão aplicadas nesses veículos vai desde revisão geral até inspeção - que verifica vários itens, como extintores de incêndio, etiquetas de chassi (que são aplicadas nos vidros dos carros), como também a parte de manual de instruções do veículo. Após isso, os carros são encaminhados para a concessionária em que o cliente efetuou a compra do carro", completou Pradella.

No momento, os carros da Mercedes recebidos em Iracemápolis e que já estão passando pelo trabalho de PDI são os modelos Classe A e Classe C. Porém, modelos - como Classe B e ML - já estão no porto de Santos e deverão chegar em breve ao Centro de Inspeção. "Esses são os modelos que estamos trabalhando no momento. Posteriormente, todos os modelos da marca, sem exceção, passarão obrigatoriamente por aqui antes de serem distribuídos", explicou o gerente de assuntos governamentais e institucionais da Mercedes-Benz, Sérgio Kakaz.

Empregos
Sobre empregos que serão gerados no Centro de Inspeções da marca, o prefeito Valmir de Almeida acredita que poderá contar com até 25 funcionários ou mais. "Já iniciamos as atividades hoje (ontem), com 19 pessoas. Creio que cresça até a casa dos 25 (de momento). Cargos - como motoristas, conferentes, amarradores, entre outros - deverão ser supridos. Isto será relativo. Posteriormente, a tendência é que a carga de veículos vá aumentando. Com isso, a demanda de trabalho também aumenta", disse.

A montadora alemã (por meio de seu site) recebe currículos para interessados em trabalhar no Centro de Inspeções da marca. Será realizada uma triagem de perfis que se enquadrem e atendam às exigências da Mercedes.

Renda
Ainda de acordo com o prefeito, ainda é cedo para falar sobre valores em relação à economia que a Mercedes-Benz proporcionará para cidade. Porém, o orçamento anual do município, que atualmente é de R$ 53 milhões, irá melhorar e também a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) será maior já para 2016. "A marca está em crescimento significativo e com muita evidência no mercado automotivo. Estamos notando isso cada vez mais. Nossa primeira expectativa era somente termos um retorno (de ICMS) somente em 2018, mas já conseguimos uma conquista que será para 2016. E posso cravar que para 2018 será praticamente o dobro que conseguiremos para 2016. E nosso orçamento anual, consequentemente também irá aumentar", completou o prefeito.