18/02/21 11h40

Centro de pesquisa lança livro sobre oportunidades e desafios do gás natural no país

FAPESP

O FAPESP Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) lançou o livro "Oportunidades e Desafios do Gás Natural e do Gás Natural Liquefeito no Brasil", que aborda diversos aspectos do uso do gás natural e gás natural liquefeito (GNL) no país. O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP em parceria com a Shell e sede na Universidade de São Paulo (USP). 

A obra é assinada por Edmilson Moutinho dos Santos, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Drielli Peyerl e Anna Luisa Abreu Netto, todos pesquisadores do RCGI. 

O GNL é obtido por meio da purificação do gás natural. No processo, o gás é submetido a uma temperatura de -162 °C e passa do estado gasoso para o líquido, facilitando o seu transporte, antes feito por gasodutos. Com isso, ampliou-se a oferta e o uso do gás natural. Em 2019, com a celebração de um Termo de Compromisso de Cessação de Conduta entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Petrobras, a empresa vem adotando providências para viabilizar o uso do gás natural no país. 

Segundo Santos, o livro elenca uma série de medidas a serem tomadas para estimular o crescimento do gás natural no país, como, por exemplo, o uso de outros modais de transporte para a distribuição do gás. "São temas recorrentes para os quais o RCGI e seus pesquisadores têm trazido respostas relevantes e sempre aprofundando as pesquisas", afirma. Os autores também abordam as medidas que as indústrias de petróleo e gás podem tomar para reduzir o seu impacto nas mudanças climáticas. 

O livro está disponível para download gratuito, em inglês e português, no link: www.rcgi.poli.usp.br/book-opportunities-and-challenges-of-natural-gas-and-liquefied-natural-gas-in-brazil/

fonte: https://agencia.fapesp.br/centro-de-pesquisa-lanca-livro-sobre-oportunidades-e-desafios-do-gas-natural-no-pais/35218/