17/01/17 14h42

Cetesb inaugura laboratório diesel de R$ 12 milhões

Centro é inaugurado em São Bernardo com recursos de acordo judicial

Automotive Business

Um novo laboratório de emissões para veículos diesel está sendo inaugurado nesta terça-feira, 17, em São Bernardo do Campo (SP) pela Cetesb, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. O empreendimento recebeu investimento de R$ 12 milhões, como resultado de parte do acordo judicial firmado pela Anfavea, a associação dos fabricantes de veículos, com a Cetesb, Ministério Público Federal (MPF), Ibama e Agência Nacional do Petróleo (ANP). Por não terem conseguido homologar em tempo os motores Euro 4 no País, para adoção da tecnologia a partir de 2009, no fim de 2008 as montadoras firmaram acordo com o MPF para a doação do laboratório e promoção de campanha educativa.

Segundo a Cetesb, o novo laboratório vai realizar pesquisas sobre emissões de motores diesel para dar subsídios ao governo na formulação de políticas públicas de controle da poluição veicular. Nas bancadas de testes, os técnicos poderão analisar a concentração de poluentes emitidos como de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2), material particulado (MP) e amônia (NH3), para avaliar a qualidade dos motores nacionais e importados de veículos que rodam no Estado.

O laboratório tem área total de 663 metros quadrados e está instalado em terreno de 15 mil m2, onde já funcionam duas agências ambientais da Cetesb que atuam na região do Grande ABC.