25/05/18 12h03

Ciesp aponta indústria da região melhor em 2018 do que em 2017

O Vale

ANÁLISE. Os números da indústria na RMVale ainda estão longe do ideal, mas em 2018 já estão bem melhores do que em 2017. A análise é da regional de São José dos Campos do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

"Na nossa opinião e pelos números em relação ao ano anterior, tudo indica que vamos terminar o ano melhor do que 2017", afirma Joseani Cristina Antunes, coordenadora regional da entidade.

Segundo ela, na prática, os números "pararam de cair". "Agora está mais estável, não está no mesmo caminho de 2017, mas poderia estar melhor. Por estarmos em ano de eleição e de Copa do Mundo, isso sempre atrapalha um pouco. E, mesmo assim, já estamos melhores do que o ano passado", explica Josiani, ressaltando que se não fosse esse ano atípico, os números poderiam ser ainda melhores.

Ainda de acordo com a coordenadora da entidade regional, existe ainda possibilidade de melhorar ainda mais a curto prazo, mas também depende muito do resultado das eleições presidenciais, marcadas para outubro.

"Toda a instabilidade da política e da economia faz o empresário ter receio de investir. É isso que ainda está travando um pouco. Mas acreditamos em uma melhora após as eleições", disse.