15/08/14 18h02

Clariant vai ampliar capacidade de fábrica paulista voltada à mineração

Petronotícias

A suíça Clariant anunciou projeto de ampliação de produção de éter-aminas, utilizadas na indústria de mineração, em sua unidade de Suzano, São Paulo. A unidade já ocupa o posto de maior complexo de produção da Clariant, estando em funcionamento há mais de 30 anos.

A intenção da empresa é aumentar sua participação no mercado mundial e, principalmente na América Latina. “A Clariant tem o objetivo de expandir sua presença global na indústria de mineração, principalmente na América Latina, onde podemos aproveitar a nossa longa experiência no Brasil”, afirmou Christian Kohlpaintner, membro do Comitê Executivo da Clariant.

Éter-aminas são agentes empregados no processo de mineração para beneficiar minério de ferro e fosfatos, por exemplo, permitindo que minérios de menor qualidade tenham a sílica e outros contaminantes removidos do processo de beneficiamento.

A expansão de produção da unidade Suzano contará com duas etapas. A primeira deve ser concluída já no terceiro trimestre de 2014, e a segunda até o quarto trimestre de 2015.