11/01/16 15h50

CNEN recebe recursos para investimentos na fabricação de radiofármacos

Protec

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN/MCTI) vai receber R$ 30,2 milhões do Ministério da Saúde para investimentos na fabricação de radiofármacos. Os recursos, que serão repassados por meio de convênio, serão usados para reformar unidades do complexo de saúde e para aquisição de equipamentos e material para o desenvolvimento, qualificação e inovação de radiofármacos injetáveis.

O objetivo é a manutenção do Certificado de Boas Práticas de Fabricação e a obtenção do registro de radiofármacos junto à Anvisa pelo Centro de Radiofarmácia do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

"Nós temos a missão constitucional de atender a sociedade fornecendo quase 100% dos radiofármacos no Brasil. Quanto melhor e mais eficiente for o nosso serviço, mais beneficiada será a população", afirmou o gerente do Centro de Radiofarmácia, Jair Mengatti.

Segundo ele, o fortalecimento da medicina nuclear no âmbito do SUS é uma das reivindicações de pesquisadores e médicos. Atualmente, a medicina nuclear brasileira conta com 436 centros em operação, responsáveis pelo atendimento de mais de dois milhões de procedimentos por ano.