26/07/11 15h36

Com apoio da Investe São Paulo, Paranapanema construirá fábrica de R$ 72 milhões em Santo André

Empresa investirá em qualidade, produtividade e tecnologia, mantendo os 450 empregos diretos na região do ABC paulista

Empresa líder no setor de cobre no Brasil, a Paranapanema inicia nesta terça-feira, 26 de julho, a construção de sua nova fábrica de tubos de cobre em Santo André. A iniciativa faz parte do plano de expansão e investimentos da companhia que, com a nova fábrica da marca Eluma, pretende dobrar a capacidade de produção de tubos de cobre de 18 mil toneladas por ano para 36 mil. O investimento na unidade será de cerca de R$ 72 milhões e a conclusão das obras deve ocorrer no primeiro semestre de 2012.

"Teremos aqui uma planta industrial das mais modernas do mundo de fabricação de tubo de cobre do grupo Paranapanema Eluma, que vai permitir que a empresa tenha grande competitividade, possa crescer, agregar valor, atender à construção civil, às indústrias. Uma planta industrial das mais modernas para fortalecer o parque industrial aqui do ABC, com os equipamentos praticamente já comprados e que no ano que vem já deve estar inaugurada", disse Alckmin.

O lançamento da pedra fundamental contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do prefeito de Santo André, Aidan Ravin, e do diretor da Investe São Paulo, Hans Schaeffer, além de autoridades da região. Na etapa de análise da viabilidade do negócio, a empresa chegou a cogitar a realização do investimento em outro estado. No entanto, com o apoio da Investe São Paulo, que prestou assessoria tributária à Paranapanema, a empresa poderá se beneficiar da desoneração de ICMS na importação e aquisição local de máquinas e equipamentos, conforme o decreto estadual 54.422.

Com o investimento, a planta da Paranapanema será a mais moderna na fabricação de tubos de cobre sem costura do Brasil. Além de empregar tecnologia de ponta, a nova unidade vai investir em iniciativas sustentáveis e ambientais, como o reaproveitamento de águas pluviais, segregação de óleos, reciclagem e redução da emissão de poluentes. “A nova unidade produtiva em Utinga é reflexo de um projeto de investimentos macro da Paranapanema, que elevará a companhia a uma atualização tecnológica de última geração, e para o estado da arte em seu segmento de atuação”, afirma Luiz Antônio Ferraz, diretor presidente da Paranapanema.

A empresa possui unidades fabris da marca Eluma em Santo André, que se dedicam à produção de tubos sem costura, laminados, barras, arames e conexões em cobre utilizadas nas mais diversas aplicações. Com a inauguração da nova unidade, serão mantidos os 450 empregos existentes na área de fabricação de tubos, mas a produção será duplicada.

Além disso, o grupo Paranapanema possui mais três plantas industriais, sendo uma produtora de cobre refinado, localizada no município de Dias D’ávila, na Bahia; uma produtora de semi-elaborados de cobre e suas ligas, localizada no município de Serra, Espírito Santo; e a planta da Cibrafértil, produtora de compostos para fertilizantes, que está localizada no município de Camaçari, também na Bahia. No total, o grupo conta com um quadro de 2.300 funcionários.

Sobre a Investe SP
Criada em 2009, a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado e também estimula a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados. Esse trabalho é feito com o objetivo de promover a competitividade da economia, a geração de emprego e renda e a inovação tecnológica no Estado.

A agência possui neste momento 85 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de R$ 22,5 bilhões, com capacidade de gerar cerca de 42 mil empregos diretos e 180 mil empregos indiretos. A Investe SP captou até o momento 18 empresas para o Estado, que investirão R$ 9,7 bilhões na construção de suas fábricas, empregando mais de 17 mil trabalhadores.