19/09/14 12h00

Com apoio da Investe SP, Airship confirma fábrica de dirigíveis em São Carlos

Projeto terá investimento de R$ 200 milhões, gerando 270 empregos diretos e pode revolucionar o transporte de cargas no Brasil

Investe São Paulo

A prefeitura de São Carlos assinou, na manhã desta sexta (19/09), um memorando de entendimento com a Airship do Brasil, sociedade entre os Grupos Grupos Engevix e Transportes Bertolini, para a produção de dirigíveis de carga no município.

O projeto, que tem o apoio da Investe São Paulo – agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – consiste na instalação de uma unidade fabril de 20 mil metros quadrados, que deverá gerar 270 empregos diretos, com investimento de cerca de R$ 200 milhões.

A planta, que será edificada em um terreno de 49 hectares às margens da Rodovia Washington Luiz (SP-310), fabricará dirigíveis e outras soluções utilizando tecnologias mais leves que o ar (lighter than air - LTA).

As aeronaves serão capazes de voar em uma altitude de 150 metros a uma velocidade de 120 quilômetros por hora, transportando, inclusive, grandes peças, como parte de torres de alta tensão. A inauguração da unidade está prevista para 2016.

O projeto é assessorado pela Investe São Paulo desde setembro de 2013. “Temos apoiado a empresa na obtenção de licenças ambientais e em questões tributárias, além de ter intermediado o pedido de financiamento ao BNDES que será concedido via Desenvolve São Paulo, a agência de fomento do Governo do Estado”, disse o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

“Sabemos da importância desse projeto para o aprimoramento da logística no Estado de São Paulo e da qualidade dos empregos que serão gerados. É por isso que todos os investimentos ligados ao setor aeroespacial são atendidos com prioridade por nossa equipe”, completou Almeida.

Participaram do evento desta manhã, além de Guy Rocha, gerente administrativo da Airship, e Paulo Altomani, prefeito de São Carlos, e Alexandre Marx, gerente de Projetos da Investe São Paulo, além de diversos secretários e autoridades municipais.

“São Carlos tem capacidade de gerar mão de obra especializada que será essencial para o sucesso de nosso projeto, que depende principalmente da multiplicidade de áreas de Engenharia existentes nos Centros de Ensino Superior da Cidade. Será um orgulho contribuir para o desenvolvimento da cidade”, destacou o gerente geral da Airship, Guy Rocha.

As obras para a construção da fábrica começam em outubro de 2014 e a previsão é que as operações se iniciem até o segundo semestre de 2016. Os primeiros pedidos de dirigíveis já foram feitos pela Eletronorte, que receberá os produtos em 2016. Eles serão usados para transporte de passageiros, equipamentos e torres de energia a áreas remotas da Amazônia.

A Airship irá produzir diversos tipos de dirigíves e aerostatos em São Carlos, que poderão ser  entregues, principalmente, a empresas de logística e transporte espalhadas em todo o País. A empresa conseguiu empréstimo de R$ 102,7 milhões do BNDES para o desenvolvimento dos veículos.

Os dirigíveis são equipamentos que se adaptam ao transporte de grandes volumes e são ideais para a penetração em locais de difícil acesso, como plataformas do pré-sal ou áreas isoladas. Além disso, o produto pode ser utilizado como antenas móveis ou para otimizar a transmissão de informações.

O produto é abastecido com gás hélio não inflamável para a flutuação e diesel em quatro motores. Com os dirigíveis, uma viagem entre Manaus e Goiânia levaria 26 horas; enquanto o trajeto de caminhão pode demorar oito dias.

Os primeiros modelos produzidos poderão carregar até 54 toneladas em contêineres, o equivalente a dois caminhões, mas a ideia é que no futuro esse volume possa chegar a 500 toneladas.

A tripulação contará com quatro pessoas e a autonomia de voo pode variar de dois a seis meses sem reabastecimento. O material utilizado para o veículo é a fibra de carbono, o que o torna 80% mais leve que os dirigíveis que voavam durante a década de 1930.

Sobre a Arship Brasil

A Airship do Brasil Indústria Aeronáutica Ltda é especializada em desenvolver, fabricar, comercializar e operar aeronaves e soluções utilizando tecnologias mais leves que o ar (lighter than air – LTA).

Localizada em São Carlos - interior de São Paulo - a ADB é uma empresa 100% nacional pertencente aos Grupos ENGEVIX e Transportes Bertolini. É reconhecida por incorporar em seus projetos o que há de mais avançado em tecnologia. Conta, ainda, com um escritório de relações institucionais na cidade de Brasília, DF.

Focada no desenvolvimento de equipamentos mais leves que o ar, voltados para o transporte de carga, patrulhamento de infraestruturas, serviços de sensoriamento e monitoramento, a Airship oferece ainda serviços de apoio logístico, segurança, vigilância, publicidade, geofísica aérea, meteorologia e meio ambiente.