13/03/13 17h51

Com apoio da Investe SP, Toshiba Medical inaugura sua primeira fábrica no Brasil

Campinas foi a cidade paulista escolhida para abrigar a unidade, que será responsável pela produção de tomógrafos e ultrassons

A Toshiba Medical do Brasil inaugurou nesta quarta, 13 de março, sua primeira fábrica no Brasil. A unidade, que ficará sediada em um prédio no Parque Tecnológico de Campinas, Techno Park, é fruto de um investimento de R$ 60 milhões da multinacional para produzir equipamentos de diagnóstico por imagem e softwares complementares. O evento contou com a presença do CEO da empresa, Satoshi Tsunakawa, e do presidente executivo da Toshiba Medical do Brasil, Gerardo Schattenhofer. Também participaram da inauguração o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri; o prefeito de Campinas, Jonas Donizetti; o gerente geral de Investimentos e Negócios da Investe SP, Wanius Ribeiro; e o gerente de projetos, Gustavo Faria.

A Investe SP atende a empresa desde maio de 2011 e auxiliou na seleção de municípios adequados para receber o investimento, forneceu informações setoriais e também prestou assessoria tributária. “Esse investimento é um marco para o Estado de São Paulo porque se trata da primeira indústria de ultrassom instalada aqui”, ressaltou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

De acordo com a empresa, o Processo Produtivo Básico (PPB) da Toshiba Medical prevê ampliação gradativa do nível de nacionalização dos equipamentos fabricados em Campinas. Para isso, será necessário aprimorar a cadeia de suprimentos de alta tecnologia e desenvolver vasto programa de pesquisa e desenvolvimento junto a instituições brasileiras, tanto na área médica quanto na eletrônica.

Segundo os executivos da companhia, os aparelhos fabricados no Brasil terão a mesma tecnologia e qualidade dos produzidos no Japão. A Toshiba Medical mira, além do mercado brasileiro, outros países latino-americanos, principalmente do Mercosul.

Techno Park
A planta da Toshiba Medical do Brasil tem 2.500 m² e está localizada no condomínio industrial Techno Park, na rodovia Anhanguera, km 104, em Campinas. Segundo a companhia, o número de empregados dependerá do ritmo de vendas internas e externas dos equipamentos produzidos na fábrica.

Com a tecnologia “High Density Beamformer”, um avançado processamento de sinal, os equipamentos de ultrasson da empresa possibilitam o controle dos feixes de ultrassom de forma precisa, reduzindo o tempo de exame e aumentando a definição das estruturas, o que gera imagens confiáveis e assegura um diagnóstico clínico preciso. Além disso, segundo a Toshiba Medical, os equipamentos são personalizáveis e possuem características ergonômicas que melhoram a eficiência e rendimento.

Sobre a Toshiba Medical Systems Corporation
A Toshiba Medical Systems Corporation do Japão (TMSC) é líder mundial de sistemas médicos de diagnóstico por imagem e soluções abrangentes - Tomografia Computadorizada, Raios X, medicina Nuclear, Ressonância Magnética, assim como sistemas de informação para instituições médicas. A TMSC, uma subsidiária integral da Toshiba, tem fornecido produtos de alta qualidade há mais de 80 anos. Para mais informações, visite https://www.toshibamedicalsystems.com

Sobre a Toshiba Corporation
A Toshiba Co. é um fabricante diversificado e líder mundial de soluções de produtos eletrônicos e sistemas elétricos. O grupo Toshiba fabrica uma ampla gama de produtos: dispositivos eletrônicos, inclusive semicondutores; produtos digitais, como TVs LCD; notebooks; soluções multifuncionais; sistemas de infraestrutura industrial e social, como sistemas de geração de energia; soluções comunitárias inteligentes; sistemas médicos; elevadores e eletrodomésticos.

A Toshiba Co. foi fundada em 1875 e hoje opera uma rede global de mais de 550 empresas consolidadas com 202 mil colaboradores no mundo e vendas anuais superiores a US$ 74 bilhões. Para saber mais, acesse www.toshiba.co.jp