23/09/15 12h00

Com apoio da Investe SP, Wenger dobra produção e traz centro técnico piloto para o Brasil

Empresa inicia obras da nova fábrica, que terá investimento de R$ 35 milhões e 10 mil m² com possibilidade de expansão no futuro

Investe São Paulo

A Wenger, fabricante norte-americana de Extrusores e Secadores de alimentos, anunciou nesta quarta-feira, 23 de setembro o início das obras de sua nova fábrica em Valinhos. Com apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a empresa está investindo R$ 35 milhões para duplicar sua capacidade de produção e trazer para o Brasil um centro de demonstração e testes de produtos extrusados para indústria de alimentos.

“A decisão da empresa de trazer tecnologia e inovação para o Brasil mostra a confiança em uma recuperação da economia nos próximos anos. E esse tipo de empreendimento só poderia ter sido feito no Estado onde estão as melhores universidades e centros de pesquisa da América Latina”, disse o presidente da Investe SP, Juan Quirós.

A Wenger tem hoje 40 funcionários em sua fábrica de Valinhos, mas a expansão deve aumentar esse quadro para 80. A ideia é criar, no Brasil, um braço de apoio à sede norte-americana, onde são feitos hoje todos os testes e processos inovadores da marca.

“Vamos nacionalizar a produção de peças que eram importadas e agilizar o processo de testagem de alguns produtos lançados pela indústria alimentícia, que são processados em nossos equipamentos”, explica o presidente da Wenger do Brasil, Ed de Souza.

A empresa recentemente estendeu sua parceria com a Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) de Jaboticabal para o desenvolvimento de projetos na área de nutrição de aves e suínos. Mas há a intenção de que outras iniciativas para pesquisa sejam feitas na região.

Com o início das obras já em setembro, a expectativa é que o prédio de 10 mil m² esteja pronto em abril de 2016 para início das operações em julho. O terreno adquirido tem 30 mil m2, com espaço suficiente para que nova expansão seja feita no futuro.

Sobre a extrusão de alimentos

A extrusão é um processo em que se aplica energia mecânica e térmica durante um curto espaço de tempo, resultando em pasteurização que elimina microrganismos e preserva a qualidade nutricional dos alimentos. O resultado são alterações na forma, estrutura e composição que dão ao alimento extrusado sua aparência final. O procedimento é normalmente feito em cereais matinais, proteínas vegetais, como por exemplo proteína texturizada de soja e rações para animais de estimação, peixes e camarões.

Sobre a Wenger

A Wenger tem extrusores funcionando no Brasil há mais de 30 anos. Em 2003, foi fundada em Valinhos a única unidade que fabrica esses equipamentos fora dos Estados Unidos, a Wenger do Brasil.

Com sede no Kansas, a empresa nasceu em 1935 com estrutura familiar, e compromete-se ano após ano em trazer soluções pioneiras e inovadoras para indústrias que utilizam processos de extrusão. Além da sede e da fábrica no Brasil, a Wenger possui ainda centrais de vendas e assistência técnica em diversos países da América do Sul, Europa e Ásia.