19/06/18 12h08

Com maio positivo, Indústria cria mais de 3 mil vagas de emprego em 2018

Jornal de Jundiaí

Em 2018 foram gerados aproximadamente 3.250 postos de trabalho no setor industrial na Diretoria Regional do CIESP em Jundiaí (região composta por 11 municípios). somente em maio, o aumento foi de 250 vagas, uma variação de 0,21% em relação a abril. Este é o quinto mês consecutivo com saldo positivo na geração de empregos na indústria. Nos últimos 12 meses, o acumulado registrou 1,79%, representando um crescimento de aproximadamente 2 mil novos postos de trabalho.

Para o diretor-titular do Ciesp Jundiaí, Marcelo Cereser, o resultado do período é sinal da retomada da economia. “É o quinto mês consecutivo de números positivos e isso é um bom sinal”, diz. Embora o cenário seja de otimismo, o diretor ressalta que a economia ainda sofrerá impactos de uma verdadeira “montanha russa”. “Isso ocorrerá até que haja uma definição sobre quem serão os candidatos viáveis para concorrer a eleição como presidente do país”, explica.

Segundo Cereser, a diversidade das áreas de atuação de Jundiaí é um dos motivos do bom desempenho do mercado de trabalho na cidade. O nível de emprego industrial da diretoria regional do Ciesp Jundiaí foi influenciado no mês de maio pelas variações positivas dos setores de produtos têxteis (3,42%), móveis (1,82%), máquinas e equipamentos (1,61%), produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) em 1,12%.

“Esse rendimento ocorreu devido a uma acomodação dos setores produtivos e industriais em relação aos novos patamares de câmbio e juros, que afetam bastante o setor industrial”, salienta Cereser.

Questionado sobre a tendência de crescimento, Cereser explica que a Copa do Mundo não tem característica de afetar a geração de empregos na indústria. “No entanto, existe uma incerteza quanto às eleições de outubro, que geram uma certa apreensão dos setores produtivos quanto ao andamento de novos investimentos e novas contratações”, resume.