19/01/17 12h10

Confiança da indústria volta a subir, aponta CNI

Valor Econômico

Os empresários industriais voltaram a demonstrar algum otimismo no início do ano, segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei). O indicador avançou 2,1 pontos em janeiro e ficou em 50,1 - limite entre pessimismo e confiança.

Os dados divulgados ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que o indicador segue oscilando em torno da linha divisória dos 50 pontos que indica otimismo. Em dezembro, o Icei havia caído para 48 pontos, ante 51,7 pontos em novembro.

Com a alta em janeiro, a diferença com o resultado do Icei de janeiro de 2016 é de 13,6 pontos para cima, já que naquele mês ele foi de 36,5 pontos. O resultado, entretanto, "continua abaixo da média histórica, de 54,1 pontos", destacou a entidade patronal.

Na separação por setor, a indústria extrativa é a mais otimista. O ramo tem um Icei de 50,9 pontos, seguidos pela indústria de transformação, com 50,6 pontos e a de construção, com 48,2 pontos.

As grandes empresas são as com melhores expectativas. O Icei das companhias de grande porte foi de 52,7 pontos neste mês, enquanto as médias indicaram um Icei de 48,6 pontos. As pequenas empresas se mostraram pessimistas, com um Icei de 46,3 pontos.

É a expectativa para o futuro que puxou o Icei para o alto, prossegue o estudo, já que o indicador que mede as condições atuais foi de 41,2 pontos frente aos 54,7 pontos do componente do Icei que trata das expectativas para os próximos seis meses.