27/11/14 13h48

Cônsul geral do México visita Sorocaba

Cruzeiro do Sul - Sorocaba

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu no Paço Municipal, na manhã desta terça-feira (25), o cônsul geral do México em São Paulo, José Gerardo Traslosheros Hernández. A primeira visita oficial do diplomata a Sorocaba, teve o objetivo iniciar os contatos visando futuros acordos de cooperação com o país da América Central.

Pannunzio deu as boas-vindas ao cônsul mexicano e fez uma breve apresentação da cidade, suas características culturais e o perfil econômico, centrado na indústria de médio e grande porte. "Sorocaba é uma cidade diferenciada, polo de uma região importante de São Paulo e que busca o desenvolvimento sem perder a qualidade de vida", destacou.

Por sua vez o cônsul que, além de São Paulo atende aos estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina, se disse admirado com Sorocaba, tanto pelo dinamismo que a cidade atingiu, quanto pelo desenvolvimento econômico. Elogiou o Parque Tecnológico, destacando as inúmeras possibilidades de parcerias e acordos de cooperação na área tecnológica.

O prefeito ressaltou ainda que Brasil e México tem inúmeras semelhanças em vários aspectos e que vê com muito entusiasmo a possibilidade de acordos de cooperação. "Quer seja na área cultural, comercial, educação, tecnológica ou em políticas públicas, toda parceria é sempre bem-vinda", afirmou o prefeito.

Gerardo Hernández, que está no Brasil desde dezembro de 2010, falou sobre a possibilidade de um intercâmbio cultural, com exposição de artistas mexicanos em Sorocaba, e vice-versa. Antes de retornar a São Paulo o diplomata prometeu retornar em breve e que irá convidar a embaixadora do seu país no Brasil, Beatriz Elena Paredes Rangel, para que também venha conhecer Sorocaba.
Também participaram da recepção ao cônsul geral do México os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, e da Cultura, Jaqueline Gomes.