16/05/14 13h53

Birigui busca empréstimo para construir novo distrito industrial

Folha da Região – Birigui

A Prefeitura de Birigui pleiteia empréstimo de R$ 3.110.114,64 à Desenvolve SP — Agência de Desenvolvimento Paulista, instituição financeira do governo do Estado — para execução de obras de infraestrutura no Distrito Industrial 2. O empreendimento será construído em área de 102 mil metros quadradas, localizada na estrada municipal BGI 020, prolongamento da rua Natal Masson.

Conforme a lei municipal que autoriza o município a celebrar financiamento com a Desenvolve SP, o recurso será empregado na implantação de redes de água, coleta de esgoto sanitário, energia elétrica e iluminação pública e ainda em, drenagem de águas pluviais, construção de guias e sarjetas, aberturas de ruas, pavimentação asfáltica e arborização. A Secretaria de Obras estima que os serviços vão custar mais de R$ 3,5 milhões. O restante será completado com contrapartida do município, caso consiga o empréstimo.

Em nota, a assessoria de imprensa da Desenvolve SP confirmou que o processo de financiamento para Birigui já está aprovado: “Aguardamos o envio de documentos para encaminhar o pedido para a STN (Secretaria de Tesouro Nacional). O órgão precisa analisar a capacidade de endividamento do município, o que não há prazo estipulado para ocorrer. Em caso de aprovação, após o retorno do processo a Desenvolve SP, a liberação do crédito é rápida”. A Prefeitura de Birigui não informou quando enviará a documentação exigida.

Necessidade
A implantação da nova área industrial atenderá a uma necessidade do município, que já não conta mais com espaços disponíveis para atender a empresários interessados em ampliar suas instalações ou para a vinda de novas empresas. A área do novo empreendimento, atualmente, está com mato alto e é utilizada pela população como ponto para despejo irregular de restos de construção.