13/05/14 16h19

Em São José, IPT inaugura Laboratório de Estruturas Leves

Suinocultura Industrial

O Parque Tecnológico de São José dos Campos terá uma nova infraestrutura laboratorial a partir de sexta-feira (16), às 12h30, quando será inaugurado o Laboratório de Estruturas Leves (LEL), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

O prefeito junto com o vice-prefeito de São José dos Campos, além de representantes do governo de São Paulo, são algumas das autoridades esperadas para a inauguração, que incluirá uma visita das instalações do LEL e uma coletiva de imprensa. O evento deverá reunir de 150 a 200 pessoas, entre autoridades municipais e estaduais, especialistas, pesquisadores e empresários.

Centro de pesquisas e inovações aplicadas ao processo de fabricação de peças e estruturas leves, o LEL tem como objetivo desenvolver tecnologia para a produção industrial. O laboratório é o único deste tipo no hemisfério sul e foi construído numa área de 4.500 metros quadrados cedida pela Prefeitura, no núcleo do Parque Tecnológico.

A obra foi feita pela Prefeitura em parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Foram investidos no local de R$ 46,7 milhões, com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), IPT, FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e governo do Estado.

Muito resistentes, as estruturas leves são feitas a partir de materiais metálicos como o aço, o alumínio ou o titânio, compósitos e híbridos. O mais conhecido é a fibra de carbono, utilizada em aviões e carros de Fórmula 1. O uso de estruturas leves permite redução significativa de peso, o que implica maior desempenho e menor consumo de combustível.

As atividades conduzidas no LEL interessam principalmente às indústrias aeronáutica e aeroespacial, mas também a outros setores, como o automotivo e o de petróleo e gás. A presença do LEL no Parque Tecnológico abre perspectivas para as pequenas e médias empresas da região, que passarão a ter acesso a recursos e ferramentas tecnológicas antes restritas à Embraer e a outras empresas do mesmo porte.

“A inauguração do LEL é um marco importante para São José dos Campos. Iniciativas como essas fortalecem a cadeia produtiva de alta tecnologia e reforçam a posição do município como um dos principais polos tecnológicos do Brasil, aumentando a visibilidade internacional de suas empresas e gerando mais empregos de qualidade e renda para a cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia.

Workshop
No próximo dia 20 (terça-feira), o IPT promove no Parque Tecnológico um workshop de materiais leves e compósitos para aplicações industriais. O evento, gratuito, vai das 8h30 às 17h15. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do IPT.