05/08/14 15h16

GS1 apresenta Centro de Inovação Tecnológica

A entidade desenvolve serviços de rastreamento e automação de processos para a indústria e varejo

O Povo Online

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, apresentou ontem à imprensa o seu recém-construído Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), em São Paulo (SP). Com a instalação, a organização, que reúne mais de 57 mil associados no Brasil, pretende demonstrar as vantagens dos processos de rastreamento e automação aos seus membros, à academia, e a entidades comerciais e industriais. A GS1 é responsável, por exemplo, pelo padrão de identificação de produtos e serviços por meio de código de barras em 150 países, dos quais possui sede em 111.

Para o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, ainda há muito desconhecimento por parte dos empresários brasileiros sobre sistemas de automação, tanto na indústria como no varejo. “O novo Centro de Inovação e Tecnologia serve como vitrine para os empresários”, disse. Segundo Oliveira, o principal objetivo da entidade é mostrar que a GS1 tem condições de orientar as empresas brasileiras a adotarem os mesmos padrões e tecnologias utilizados nos países mais avançados.

O CIT conta com sistemas de automação que demonstram desde o processo produtivo até a venda no varejo, passando pelo armazenamento robotizado, práticas de rastreabilidade, identificação de produtos por radiofrequência. “O diferencial do centro é a experiência interativa para auxiliar as empresas brasileiras nas decisões sobre a implantação de projetos que aperfeiçoem seus processos”, diz Oliveira.

Para o diretor de logística e serviços do Magazine Luiza, Ricardo Ruiz Rodrigues, o processo de automação no varejo é um dos pilares para enfrentar a concorrência interna e externa. “O varejo brasileiro precisa se atualizar”, ele disse durante a 4ª edição da conferência internacional Brasil em Código. Segundo ele, um dos maiores desafios para os varejistas no País está relacionado com a entrega dos produtos. Além disso, ele diz que os processos de automação possibilitam o atendimento ao cliente por diversos canais.

Aplicativo
Ontem, a GS1 Brasil apresentou também o aplicativo de leitura de código de barras Inbar, pelo qual o consumidor pode obter informações sobre o produto, como o prazo de validade, local de fabricação, dimensões e peso. O que para Oliveira, deverá “facilitar a vida do consumidor”. O aplicativo, no entanto, não informa o preço dos produtos. De acordo com as GS1, já há mais de 756 mil itens cadastrados, de mais de sete mil empresas. O aplicativo já está disponível para as plataformas Android e Windows Phone, mas ainda sem previsão para os dispositivos iOS.

Medicamentos
Por determinação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a partir de 2016, todos os medicamentos produzidos e comercializados no Brasil deverão adotar o padrões de codificação e rastreabilidade da GS1 Brasil. “Ao todo serão três anos de adaptação. O plano é que toda a cadeia da saúde seja rastreada”, disse Oliveira. De acordo com a GS1 Brasil, o setor conta com mais de 500 indústrias, 60 mil drogarias e sete mil hospitais privados. A proposta é que os medicamentos sejam rastreados desde a produção até o consumidor final. Outro segmento que tem adotado soluções tecnológicas da GS1 Brasil é o têxtil, segundo Oliveira.