25/02/14 16h23

Prefeituras recebem capacitação desenvolvida pela Investe SP

Representantes de 10 municípios participaram do encontro e apresentaram suas cidades

Investe SP
Stella Mafra
O encontro acontece mensalmente e já reuniu mais de 100 prefeituras paulistas

Com o objetivo de apresentar os trabalhos de atração de investimentos e conhecer o potencial de cada município, a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade realizou nesta terça-feira, 25 de fevereiro, o 20º Encontro com Prefeituras Paulistas. O evento contou com a participação de representantes das cidades de São João da Boa Vista, Cesário Lange, Campina de Monte Alegre, Franco da Rocha, Tupã, Quintana, Santa Bárbara D’Oeste, Mococa, Igarapava, Mairiporã e Tambaú.

Na abertura do encontro, o gerente geral de Relações Internacionais e Institucionais da Investe SP, Wilson Soares, enfatizou a importância de os municípios se tornarem atrativos para os investidores. “Com a crescente qualificação da concorrência, tanto de outros estados como também de outros países, o interior do Estado de São Paulo precisa se preparar, da melhor forma, para receber os investimentos. É em eventos como esses que promovemos a troca de experiências e o aprendizado em busca da excelência”, destacou.

Seminário
Os representantes das prefeituras participaram de um seminário, no qual o analista de Relações Internacionais da Investe São Paulo, Rafael Murgi, apresentou o passo-a-passo do trabalho da Investe SP no apoio aos municípios e as principais ações que as prefeituras devem desempenhar para atrair e atender bem o investidor.

A apresentação abordou aspectos que tornam o município mais atrativo, como um site completo e com informações em inglês, além de uma equipe na prefeitura que tenha membros bilíngues e seja capaz de atender prontamente o investidor. O município também pode, junto à Câmara Municipal, dentro do que a legislação permite, criar políticas de incentivo fiscal.

O analista da Investe São Paulo ressaltou ainda que são as informações providas pelos municípios que baseiam as listas enviadas aos investidores que utilizam a assessoria da Investe São Paulo. A partir de uma lista de demandas e pré-requisitos, os profissionais da área de projetos da agência fazem listas de cidades que podem atender às necessidades da empresa, levando os representantes inclusive para visitas a terrenos. Deste modo, quanto mais informação a Investe SP tiver sobre uma cidade, maior a chance de que ela seja incluída nas opções que o investidor leva em conta ao decidir onde instalar seu empreendimento.

O gerente do Setor Público da Desenvolve São Paulo, Nadson Xavier também teve a oportunidade de explicar, em detalhes, as atividades da agência de desenvolvimento e cada uma das linhas de crédito que podem auxiliar os municípios na renovação e aquisição de infraestrutura. Xavier também explicou que o atendimento da agência é realizado a distância, por meio do site www.desenvolvesp.com.br
“Nosso papel é atuar como um BNDES em nível estadual, oferecendo linhas de crédito que ajudem no desenvolvimento de municípios e empresas de pequeno e médio porte”, disse. Xavier colocou a agência a disposição de todos os representantes presentes e ressaltou o interesse em parcerias.

Na segunda parte do seminário, as prefeituras tiveram a oportunidade de expor seus municípios e suas vocações para a atração de investimentos. Foram apresentadas atividades econômicas de maior destaque, polos industriais, estruturas de apoio ao empresário, universidades, centros tecnológicos, leis de incentivos fiscais, entre outros assuntos.

Encontros com municípios
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, a agência Investe São Paulo está promovendo uma série de encontros com prefeitos e secretários municipais para debater projetos locais de atração de investimentos. Até o momento, já foram realizadas 20 reuniões, com mais de 100 municípios. Os municípios que quiserem participar das reuniões com a Investe São Paulo podem solicitar sua inscrição pelo telefone (11) 3218-5769. Saiba mais sobre a Agência Paulista de Promoção de Investimentos no site: www.investe.sp.gov.br.