07/08/14 15h20

Solazyme e AkzoNobel ampliam parceria no setor químico

Protec

Única produtora de óleos de microalgas do mundo, considerados os mais sustentáveis que existem, a Solazyme acaba de ampliar seu acordo de desenvolvimento conjunto com a AkzoNobel, líder global em tintas e revestimentos. A empresa é uma das principais produtoras de químicos especiais do mundo. A expansão do contrato fechado em 2013 prevê o desenvolvimento de produtos, além dos termos-chave para um acordo de fornecimento plurianual de até 10 mil toneladas de óleos renováveis personalizados de microalgas por ano.

O óleo de microalgas da Solazyme desenvolvido para o novo surfactante de acordo com o previsto no acordo poderá substituir tanto produtos químicos derivados do petróleo quanto aqueles provenientes de óleo de palma. O produto foi concebido para ter um melhor desempenho funcional e ambiental, além de um melhor custo-benefício. “A AkzoNobel é líder em sustentabilidade há muitos anos. Essa parceria ampliada marca um importante passo no relacionamento das duas empresas e reforça a importância que damos ao desenvolvimento de produtos sustentáveis de alta performance”, afirma Jonathan Wolfson, CEO da Solazyme.

“O acordo mostra que cumprimos completamente nossas estratégias e compromissos de parceria,” reforça Peter Nieuwenhuizen, diretor de inovação e parcerias da AkzoNobel. Para o executivo, a Solazyme ajuda a alavancar a estratégia de sustentabilidade da empresa, Planeta Possível, com desenvolvimento de produtos mais sustentáveis para os clientes e para o mundo.

Sobre a Solazyme
Fundada em 2003, a Solazyme é uma empresa de biotecnologia dedicada à pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de óleos renováveis e bioprodutos. Com sede em São Francisco (EUA) a empresa entrou no mercado brasileiro em 2010 e hoje tem escritórios em Campinas e São Paulo, além de uma planta em parceria com a Bunge em Orindiúva (SP). Este ano, Em abril de 2012, estabeleceu uma joint-venture com a Bunge, dando origem à Solazyme Bunge Produtos Renováveis Ltda, que inicia suas operações este ano com capacidade de produção de 100 mil toneladas de óleo/ano. O projeto histórico foi construído com o apoio financeiro do BNDES e abre novos mercados para a indústria no Brasil, colocando o País na vanguarda da comercialização de uma das fontes de óleo mais sustentáveis e de melhor desempenho do planeta.

Sobre os óleos Solazyme
Os óleos Solazyme, além de mais saudáveis, sustentáveis e renováveis, são capazes de substituir por completo os produtos convencionais sejam eles provenientes de fontes fósseis, vegetais ou animais e ainda podem ser usados de forma combinada em misturas de alto desempenho e custo competitivo. A tecnologia exclusiva da empresa permite a obtenção de perfis de óleos personalizados e inéditos com ampla variedade de aplicações incluindo alimentos, produtos de higiene e cuidados pessoais, químicos e combustíveis. Entre os produtos feitos a partir dos óleos Solazyme estão biocombustíveis avançados, produtos revolucionários para a pele e ingredientes alimentícios capazes de elevar os valores nutricionais e as funcionalidades dos alimentos e ainda reduzem o custo da produção.