18/05/15 14h00

De olho na inovação

O Vale - São José dos Campos

O novo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação da Assembleia Legislativa, Orlando Bolçone (PSB), diz que vai dar atenção especial aos projetos de implantação de Parques Tecnológicos e dos Centros de Inovação Tecnológica no Estado. Ele é o idealizador do Partec de São José do Rio Preto, como secretário municipal.
Uma das prioridades será a integração desses nichos de inovação com as universidades paulistas, centros de estudos e Fatecs. “A inovação tecnológica traz grandes benefícios para os municípios, além de garantir a criação de milhares de empregos qualificados, principalmente para os jovens”, afirma Bolçone. Segundo ele, pelo menos 39 cidades do Interior nutrem interesse em desenvolver programas de ciência e tecnologia, mas têm pouco acesso e conhecimento sobre os programas de inovação.
Esse será um dos desafios da comissão parlamentar – o de levar a estratégica política e de desenvolvimento econômico e social para as cidades que querem se inserir nos programas de inovação do governo.

Cidades do futuro

A Capital paulista vai sediar de 3 a 5 de agosto a primeira edição de um evento que reunirá governos, empresas e entidades com a proposta de mapear as necessidades dos municípios brasileiros e apresentar caminhos para o desenvolvimento inteligente por meio das novas tecnologias. Trata-se do Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes Conectadas, em inglês). Serão apresentados e analisados projetos em estudo ou já implementados que são novidades em modelos de conectividade urbana.

100% digital

Um dos casos bem sucedidos a serem exibidos no encontro é o da estância de Águas de São Pedro, no Interior, considerada a primeira cidade 100% digital do País. Ali é possível encontrar vagas de estacionamento com o celular, marcar consultas médicas pela internet e usar a rede para conferir o desempenho das crianças na escola.

As ruas são todas equipadas com sensores ópticos que indicam, por meio de aplicativos para celular ou tablet, onde há espaços vagos. Qualquer assinante de internet tem o mínimo de 25 MB de velocidade nas conexões feitas totalmente por fibra óptica. O fato de ser o menor município do Estado em território facilitou a implantação do projeto pela operadora Telefônica/Vivo. Mas o evento promete exibir experiências em cidades de muito maior complexidade como Florianópolis, Curitiba, Rio e Recife.